domingo, 7 de março de 2010

Contraponto 1562 - "DEM responsabiliza negros pela escravidão"

.
07/03/2010
DEM responsabiliza negros pela escravidão

DEMOstenes Torres

Blog do Zé Dirceu Publicado em 05-Março de 2010

Essa posição do partido foi a mais chocante...

Essa posição do partido foi a mais chocante dos três dias de audiência pública encerrada hoje, convocada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir as cotas nas universidades brasileiras. Os demos arguem que elas são inconstitucionais porque, ao reservar vagas para negros e afrodescendentes, contrariam o princípio da igualdade dos candidatos no vestibular.

"Todos nós sabemos que a África subsaariana forneceu escravos para o mundo antigo, o mundo islâmico, a Europa e a América. Lamentavelmente. Não deveriam ter chegado aqui na condição de escravos. Mas chegaram. (...) Até o princípio do século 20, o escravo era o principal item de exportação da pauta econômica africana", destacou o representante do DEM na audiência pública, senador Demóstenes Torres (GO).

A audiência decidirá se o sistema continuará em vigor no país e a previsão do ministro-relator no STF, Ricardo Lewandowski é que a questão será julgada ainda esse ano. O STF julga três processos contra a instituição das cotas. Se deliberar que elas são inconstitucionais acaba o sistema para ingresso no sistema universitário brasileiro; se julgar que não são, a decisão sobre adotar ou não a política de cotas para ingresso na universidade continuará a ser dos conselhos universitários.

Inacreditável o DEM ainda com essa visão!

"Nós temos uma história tão bonita de miscigenação - julgou Demóstenes - [Fala-se que] as negras foram estupradas no Brasil. [Fala-se que] a miscigenação deu-se pelo estupro. Que foi algo forçado. Gilberto Freyre, hoje renegado, mostra que isso se deu de forma muito mais consensual".

A absurda posição de Demóstenes - que é do DEM - foi contestado pelo historiador Luiz Felipe de Alencastro, professor titular de história do Brasil da Universidade Sorbonne (Paris), em entrevista dada a Folha de S.Paulo, que fez reportagem sobre a audiência.

"Se fosse assim, por que a mestiçagem retrata invariavelmente uma situação em que o homem genitor (mas não marido) é da camada dominante e a mulher é sempre da camada dominada (mulata ou negra)? Por que não existem casos de mulheres brancas casando-se com negros no século 19?", ponderou Alencastro.

O historiador assinala que "a escravidão atlântica teve uma intensidade tal, uma integração tamanha com o capitalismo moderno, que acabou exacerbando os mecanismos de exploração interna no continente africano." Segundo ele há registros de 37 mil viagens de navios negreiros para as Américas, "nenhuma delas em navios de propriedade de negros. Toda a logística e o mercado eram uma operação dos ocidentais."

Vejam vocês, só o DEM mesmo e Demóstenes com essa posição já no final da primeira década do terceiro milênio.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista