terça-feira, 9 de março de 2010

Contraponto 1584 - "O passado e o futuro do Brasil"

.
09/03/2010

O passado e o futuro do Brasil
Emir Sader*

O livro – “O Brasil, entre o passado e o futuro” - foi concebido para fazer um balanço da herança recebida pelo governo Lula, das transformações realizadas nestes dois mandatos e dos objetivos colocados para o futuro do Brasil. Foi concebido como artigos individuais, numa perspectiva comum, como contribuições que favoreçam uma compreensão política do governo Lula e da plataforma da campanha da Dilma. A organização foi do Marco Aurélio e minha, compreendendo os seguintes textos:


- O Brasil, de Getúlio a Lula – Emir Sader

- O Brasil herdado – Jorge Mattoso

- A inflexão do governo Lula: política econômica, crescimento e distribuição de renda – Nelson Barbosa e José Antonio Pereira de Souza

- A sociedade pela qual se luta – Marcio Pochmann e Guilherme Dias

- Participação e mudança social no governo Lula – Luiz Soares Dulci

- O lugar do Brasil no mundo – A política externa em momento de transição – Marco Aurélio Garcia

- Um país para 190 milhões de brasileiros – Entrevista com Dilma Rousseff

Seria difícil resumir em um texto relativamente breve os principais conteúdos do livro. A reprodução da apresentação pode ajudar a compreendê-los:

“Tem sito dito – com certa razão – que a grande transformação econômica, social e política pela qual o Brasil vem passando nos últimos sete anos não foi, até agora, objeto de uma reflexão mais aguda, como ocorreu em outros períodos de nossa história republicana.

“Os textos que compõem este livro pretendem sanar em parte esse vazio, na perspectiva dos que valorizam positivamente as mudanças em curso no país. Eles buscam contribuir para a compreensão do Brasil contemporâneo – de seu passado, de seu presente e do seu futuro. São um conjunto de análises que abordam diferentes temas vinculados à herança recebida pelo governo Lula, às transformações realizadas por este e às propostas para sua consolidação, aprofundamento e desdobramentos futuros.

“Trata-se de contribuições individuais, advindas de óticas distintas. Elas convergem, no entanto, no projeto de “um país para todos”, expresso pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), em sua entrevista, quando fala da necessidade de seguir construindo “um Brasil para 190 milhões”.

“Parte-se das origens do Brasil contemporâneo, passando pela herança econômica recebida por Lula, pela evolução de sua política econômica, pelas novas relações com os movimentos sociais, pelo lugar do Brasil no mundo e chega-se a um novo desenho das relações sociais, em função das extensas transformações que o país atravessa.

“Os textos apontam para a necessidade de teorizar não em abstrato, mas a partir da prática desse governo. É a clareza dos obstáculos enfrentados, sobre os avanços realizados e o potencial aberto para o futuro que permitirá ao país seguir trilhando o caminha da emancipação econômica e social até aqui percorrido.

“Pretendemos contribuir para a mais ampla discussão que as forças do campo popular e a cidadania em geral necessitam desenvolver. Assim o Brasil poderá assumir, com consciência e mobilização, os desafios que o projetem como uma sociedade justa, solidária, soberana e humanista.

Emir Sader e Marco Aurélio Garcia”

Pretendemos realizar o maior numero possível de lançamentos e debates – uns 20 já estão programados – por todo o Brasil, com a presença dos autores que possam dispor do tempo para participação nelas. Os que se interessem em propor novos lançamentos, podem escrever para o blog, assim como os que queiram adquirir o livro, publicado pela Boitempo (www.boitempoeditorial.com.br) e pela Perseu Abramo (editora@fpabramo.org.br) , podem dirigir-se diretamente às editoras ou ao endereço do blog.

*Emir Sader. Sociólogo e cientista político
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista