sábado, 13 de março de 2010

Contraponto 1616 - Cuidado com o IBOPE!

.
13/03/2010

Dúvidas sobre a pesquisa IBOPE

O que estará preparando o marqueteiro "Montenegro Bola Nossa" ?

Do Nassif 13/03/2010 - 00:35

Por H. C. Paes

Estou preocupadíssimo com a pesquisa IBOPE que está para sair. O momento não poderia ser mais crítico.

Eu esperava que, antes de sair uma nova IBOPE, a Sensus e o Vox fossem às ruas.

Desde que discutimos aqui a disparidade entre os resultados da turminha do Montenegro e os demais – incluindo o Datafolha -, não consigo parar de desconfiar.

Explico: ao contrário das pesquisas da Sensus e do Vox, a que está para sair não divulgou – ao menos é o que consta na página do TSE – a distribuição demográfica e de municípios em que o inquérito foi conduzido.

Aliás, observa-se que, dentre as pesquisas desses três institutos que saíram no TSE desde o início do ano, duas do IBOPE não foram registradas com o arquivo de distribuição amostral.

Dado que Montenegro continua dando declarações esdrúxulas sobre a inviabilidade da candidatura de Dilma Rousseff; que o IBOPE apresentou o menor percentual para a candidata petista e a maior vantagem para Serra, em aparente desacordo com os outros três institutos; e que uma confirmação do empate técnico apontado pelo Datafolha (diga o que quiser o Paulino) a esta altura do campeonato seria extremamente prejudicial aos tucanos em geral, e a Serra em particular; eu acho que esse padrão pouco transparente dos registros do IBOPE junto ao TSE MUITO suspeito.

Podem me acusar de paranóia, mas acho que vem chumbo grosso por aí. Uma estabilização de Dilma, no mínimo. Possivelmente, uma subida de Marina e/ou Ciro. Se eles forem muito descarados, talvez até uma oscilação positiva de Serra. Os editoriais anunciando o fim da transferência de votos para a ministra já devem estar até prontos…

Significa que eu só acredito em pesquisa quando ela favorece meu candidato? Não, na verdade, eu não acredito em pesquisa como mais do que um retrato momentâneo, embora me divirta ao tentar identificar tendências.

O problema é que não aconteceu coisa alguma entre a última pesquisa e esta. Nenhum factóide – miudezas como Bancoop não contam, eleitor nem sabe direito quem é Vaccari Neto e que diabos é Bancoop -, nenhum escândalo, nenhuma superexposição incomum dos candidatos, nada.

Em vista disso, não vejo como seria possível explicar uma inflexão nas curvas de preferência do eleitorado. Só tenho motivos para crer que Dilma continue crescendo, e isso pura e simplesmente por que, a cada dia, mais eleitores ouvem falar dela como a candidata governista. A ascensão exponencial do início do ano, que já discuti aqui, poderia compreensivelmente se transformar numa logarítmica ou linear, mas uma inflexão ou estase só se justificaria caso houvesse fato novo de repercussão significativa, o que não houve. O mesmo vale para Serra.

E já disse antes: pesquisa de opinião não é ciência. Com os dados na mão – representem eles a preferência real do eleitorado ou não -, é sempre fácil criar uma justificativa a posteriori.

Crio a suspeita agora porque acho que vigilância e manobras preventivas são a única coisa que funciona com esse pessoal. Se eu pudesse, desmoralizaria a pesquisa do IBOPE antes mesmo que ela saísse, em razão do suícido de credibilidade que Montenegro empreendeu.

Fiquem de olho.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista