sexta-feira, 9 de abril de 2010

Contraponto 1867 - "Globo: pobres não deviam nem ter água e luz"

.
09/04/2010
"Globo: pobres não deviam nem ter água e luz"

Tijolaço - sexta-feira, 9 abril, 2010 às 12:32

Brizola Neto

Se dependesse da Globo, os favelados ainda estariam levando latas d´água na cabeça, como nos anos 40, para não incentivar as favelas

Pobre, para o império Globo, só serve para assistir sua programação e lhe dar retorno publicitário. Hoje, o jornal faz campanha contra os governantes que procuraram dar aos moradores dos morros cariocas um mínimo de serviços públicos.

Brizola, por exemplo, é atacado por levar água encanada, esgoto e regularizado as ligações de luz para o Morro do Bumba, onde ocorreu a maior tragédia das chuvas.

Fala que isso “incentivou” a ocupação do morro, como se as pessoas já não estivessem morando ali, por falta de opção, devessem carregar latas d´água e ficar no escuro.

Talvez devessem, não é? São pobres, e a única coisa de útil que fazem é trabalhar e assistir a TV Globo, para dar receita de publicidade. Porque a luz chegaria, por gatos, irregulares, perigosos. Se uma criança morresse eletrocutada ou a favela pegasse fogo, a culpa era deles mesmos.

O Globo, como a Folha e o Estadão, não acusaram a prefeitura e o Governo de São Paulo por haver água e luz no Jardim Pantanal, que ficou alagado um mês, sem que nada se fizesse de imediato para socorrê-los.

Lá, pode. A prefeitura fez um conjunto habitacional e uma escola. Isso incentiva a ocupação?

A casa do presidente da Firjan, cuja foto o jornal publicou ontem, em situação terrível, quase caindo, pendurada numa encosta ímgreme do Humaitá, tinha água, luz e esgoto? Quem botou isso lá “incentivou” a ocupação?

Triste, triste, ver o papel de jornalistas que, diante da tragédia que se abateu sobre esta gente que não tem nada, ainda criticar que possuíssem uma torneira com água, um cano de esgoto e uma lâmpada ou uma tomada em suas casas.

Não dão uma palavra sobre o fato de este país não ter tido, durante os governos dos seus “queridinhos” FHC, Collor e Sarney, durante quase 20 anos um único programa habitacional e que só agora começa a ter, com o “Minha Casa, Minha Vida”.

Gente má, gente ruim, gente impiedosa. Deviam ter vergonha de olhar nos olhos dos seus filhos.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista