20/11/2010
Bloco de Esquerda quer atuar com 104 deputados em 2011 na Câmara
Do Vermelho - 19 de Novembro de 2010 - 16h31
Continuam os entendimentos entre PSB, PDT, PCdoB, PV e PRB para a formação de um bloco visando as eleições à direção da Câmara dos Deputados em 2011. O grupo, que já realizou dois encontros, promoverá mais uma reunião na próxima semana, desta vez com a participação do PMN. Pelos cálculos dos líderes, caso seja confirmada a coalizão, o novo bloco terá 104 deputados federais.
Com base nos resultados das urnas, o número de parlamentares eleitos por agremiação ficou assim: PSB (34), PDT (28), PCdoB (15), PV (15), PRB (8) e PMN (4).
Esse bloco só seria superado pelo chamado “blocão” (PMDB, PTB, PR, PSC e PP) e pelo oposicionista PSDB/DEM/PPS, ambos com problemas para se manterem. O primeiro, criado para medir forças com o PT, pode ficar no meio do caminho.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, deu um claro recado a essa articulação: “Se alguém pensa que com ameaça vai conseguir conquistar seus interesses, mesmo que eles sejam legítimos, vai perder a possibilidade de conquistá-los.”
Já no campo da oposição o problema é de identidade. Setores do PSDB e do PPS não se reconhecem como centro-direita, terminologia assumida pelos parlamentares do Democratas. A crise está instalada nessa aliança.
Afinidades políticas
O líder do PSB na Câmara, o senador eleito Rodrigo Rollemberg (DF) prevê que o Bloco de Esquerda vai se consolidar no início de fevereiro antes da eleição da Mesa. Ele deixa claro que a formação da coalização, assim como foi feito nesta legislatura, terá como único objetivo ocupar mais espaços na Casa.
“Os entendimentos estão sendo feitos entre partidos que possuem afinidades políticas e ideológicas. O objetivo é montar uma ação conjunta e ter uma participação mais expressiva nos espaços da Câmara Federal (na mesa diretora e nas comissões) para a atuação legislativa. É um início de entendimento”, esclareceu ao Vermelho.
Na última quinta (18), participaram da reunião do bloco Rodrigo Rollemberg, Paulinho da Força, do PDT; Daniel Almeida e Vanessa Grazziotin, pelo PCdoB; Edson Duarte, do PV, e Cleber Verde, PRB.
De Brasília,
Iram Alfaia
.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista