quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Contraponto 9279 - "Miudezas do mensalão e a cegueira de Joaquim Barbosa"

 .
20/09/2012 

Miudezas do mensalão e a cegueira de Joaquim Barbosa


Do Esquerdopata - 20/09/2012


Miudezas do mensalão
JANIO DE FREITAS



O que explica haver quantias de repasses em valores tão quebrados que chegam até aos centavos?

Já abordado pelo relator no Supremo Tribunal Federal, o capítulo dos repasses de dinheiro a políticos, no chamado valerioduto, mantém em aberto uma curiosidade que vem desde os primórdios do escândalo do mensalão.

Não há sinal de que o inquérito da Polícia Federal, em qualquer altura, tenha buscado a devida explicação para o valor de cada uma das quantias repassadas a dirigentes partidários e deputados.

Em sua extensa peça de acusação, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também não inclui tal explicação. Nem dá indicação de que a tenha ao menos buscado. O relator Joaquim Barbosa ainda pode vir a oferecê-la, mas, a rigor, conviria que já a houvesse feito.

Eis a questão: o que explica haver quantias de repasses, feitos por ordem do PT e destinados a dirigentes partidários e deputados, em valores tão quebrados que chegam até aos centavos?

A preliminar do procurador-geral e do relator para a ocorrência dos repasses é de que se deram como suborno, de bancadas partidárias e de deputados como indivíduos, para apoio ao governo na Câmara.

As muitas quantias redondas constatadas pelas investigações adequam-se à preliminar, dado que o valor redondo é próprio daquela e das formas de corrupção em geral. Em princípio, não suscitariam estranheza, mesmo.

Já a acusada compra de apoio do PL (hoje PR) e de seu dirigente Valdemar Costa Neto, um dos mais vorazes mordedores do PT no valerioduto, chega em seus sucessivos milhões à minúcia dos centavos.

Até em se tratando de Valdemar Costa Neto, é difícil supor que fixasse o seu preço ou o do PL com a precisão gananciosa dos centavos. E não são esses os únicos centavos e reais miúdos no dinheiro ilícito.

Algum significado tem essa peculiaridade de determinados repasses. Identificá-lo pode chegar a motivos desprezíveis, mas também é possível que dê um indício a mais, uma pista ou esclarecimento no processo que tem forçado tantas deduções.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista