domingo, 17 de agosto de 2014

Contraponto 14.434 - "Valente: de que vive a Bláblárina ?"

.

17/08/2014

Valente: de que
vive a Bláblárina ?

Por falar nisso: de que vive o Cerra ? – PHA 

Conversa Afiada - 17/08/2014


O Conversa Afiada se permite chamá-la de Antonia Conselheira

 
O Conversa Afiada reproduz post de Rubens Valente no Facebook:

Recordar é viver. Com a entrada de Marina Silva na disputa presidencial, uma pergunta que surgirá durante a campanha (ou pelo menos assim imagino) é a fonte de rendimentos da ex-senadora.

Afinal, do que vive Marina? Não é uma pergunta banal: o eleitor tem o direito de saber. Fundamentalmente para entender se interesses privados se cruzam com interesses da política Marina, tanto a ex-senadora quanto a eventual presidente da República.

Em 2013, antes de sair em licença do jornal em que trabalho, eu me debrucei sobre esse assunto. Numa pesquisa que durou alguns dias, localizei e pedi informações a 30 instituições que, de alguma forma, deixaram algum rastro na internet sobre palestras ministradas pela ex-senadora a partir de 2012. Havia bancos, universidades. Mas apenas um foi transparente. O Conselho Federal de Contabilidade reconheceu ter pago a bagatela de R$ 33 mil a Marina por uma única participação em um congresso no Pará.

Fui então indagar à assessoria da então presidenciável. Ela se recusou a fornecer quaisquer valores e contratantes. Limitou-se a dizer que Marina na verdade proferiu 57 palestras pagas desde 2012.  Ou seja, quase a metade das palestras que Marina profere nem sequer aparece na internet (ou pelo menos eu não as encontrei).

Isso levanta outra questão: Marina fez ou faz encontros pagos e sigilosos com empresários? A ex-senadora alegou, pela assessoria, que se vê impedida de informar os valores porque assinou cláusulas de confidencialidade com seus clientes. Ora, claro que ninguém é obrigado a assinar cláusula alguma: se Marina assinou é porque concordou com o sigilo. O modo pelo qual uma candidata à Presidência trata a questão da transparência também é de extremo interesse público.

O texto saiu aqui:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/132066-ex-senadora-mantem-sob-sigilo-renda-de-palestra.shtml
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista