segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Contraponto 17.385 - "Petróleo e mar de lama"

.

03/08/2015

Petróleo e mar de lama


:

Brasil 247 - 3 de Agosto de 2015


Laurez Cerqueira

Na Era Vargas, as "três irmãs" Texaco, Shell e Esso, que vendiam gasolina e óleo diesel para o Brasil diziam que no Brasil não tinha petróleo.

Elas praticamente bancavam a imprensa da época com os mais gordos anúncios. E a imprensa repetia o que elas diziam à exaustão.

O melhor exemplo disso é o Repórter Esso, da Rádio Globo, uma espécie de porta-voz da velha UDN, que foi ao ar pela primeira vez em 28 de agosto de 1941, para atacar Getúlio Vargas e seu governo.

O prefixo do programa, por incrível que pareça, era: "um serviço público da Esso Brasileira de Petróleo".

Eis a última transmissão do famoso Repórter Esso, em 1968, no governo do ditador general Costa e Silva: https://youtu.be/cIgSWgWH2kg

Ao criar a Petrobras, Vargas desafiou o conluio das petroleiras com a imprensa golpista. O ódio da imprensa veio imediatamente destilado em manchetes garrafais contra ele.

Entre os inúmeros ataques, o jornal O Estado de São Paulo guarda em seus arquivos um memorável editorial, radicalmente contrário à criação da Petrobras. Uma pérola da imprensa golpista.

Vargas, homem sóbrio e de moral rígida, que nunca ostentou riqueza, foi atacado dia e noite, sem trégua, com acusações de corrupção.

O governo dele foi rotulado de "mar de lama" pelos jornais e rádios da época. Virou chacota nos bares de esquina.

Se quiser conferir vá ao Centro de Documentação e Informação da Câmara, ou a outros arquivos, e peça para ler os jornais da época. Vale a pena, para ver a semelhança com o que estão fazendo com Dilma e Lula.

Acuado pelos ataques da UDN, de seu líder maior, Carlos Lacerda, da imprensa golpista que servia a ela, arrasado moralmente pelo massacre de notícias levianas, Vargas se matou. Mas, certamente para alertar as gerações futuras, como as de hoje, deixou registrado na carta-testamento: "Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobras, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma."

Hoje assistimos no Brasil a uma disputa gigantesca na área do petróleo. O Brasil está ameaçado na geopolítica do petróleo.

Foi no governo Lula que se revelaram as informações sobre as imensa jazidas de petróleo do pré-sal e foi feita a Lei que coloca a Petrobras no controle da produção.

Outra Lei, sancionada por Dilma, destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde. Esse montante de recursos vai se somar às demais fontes para complementar o percentual de investimentos, de 10% do PIB na educação, previsto na lei que instituiu o Plano Nacional de Educação, em 2014.

No governo Fernando Henrique, tentou-se privatizar a Petrobras com pré-sal e tudo mais. O sindicato dos trabalhadores da empresa conseguiu barrar a sanha privatista com um movimento contrário fortíssimo.

Note que o conluio petroleiras e imprensa parece estar de volta com a ladainha de que tem que revogar a Lei que estabelece o controle da produção de petróleo pela Petrobras.

O Senador José Serra já apresentou o projeto de lei no Senado para revogar a Lei de Dilma. Na cara dura.

Aécio Neves e seus aliados estão chamando o povo para a rua. Eles querem o golpe. Mas um golpe cirúrgico, parlamentar ou judicial. Um golpe "paraguaio". A conspiração está em curso.

Eles não querem saber de militares. Militares, para eles, são coisa velha. Militares são nacionalistas. Com eles não dá. Como vender a estatal símbolo do nacionalismo brasileiro, uma estatal conquistada com o grande movimento "O Petróleo é Nosso", liderado pela União Nacional dos Estudantes e sindicatos de várias categorias profissionais e muitas outras entidades civis?

Eles têm Globo, Folha, Correio Braziliense, Estadão, Veja, Época, Istoé, as TVs, sites e rádios sobretudo o Facebook, para conduzir a massa.

A manada está indo tão bem para o que eles querem, para que militares?

As petroleiras internacionais, penhoradamente, agradecem o serviço que certos políticos estão fazendo.



Laurez Cerqueira. Autor, entre outros trabalhos, de Florestan Fernandes - vida e obra; Florestan Fernandes – um mestre radical; e O Outro Lado do Real
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista