terça-feira, 28 de novembro de 2017

Nº 22.822 - "Indústria da construção bota fogo em SP"

.

28/11/2017



Indústria da construção bota fogo em SP

The Guardian: é assim que os tucanos governam



Do Conversa Afiada - publicado 27/11/2017


Osasco.jpg
Eles limpam com fogo... Incêndio em favela em Osasco, na grande São Paulo, Setembro de 2016 (Créditos: Xinhua/Barcroft)

O Conversa Afiada reproduz trechos de matéria do jornal britânico The Guardian:


Incêndios nas favelas de São Paulo são mais frequentes em terrenos mais caros


Um surto de incêndios nas favelas de São Paulo em anos recentes parece se concentrar em bairros de metro quadrado mais caro, segundo investigação do Guardian e Agência Pública. A pesquisa poderá levantar mais suspeitas de que muitos dos incêndios são iniciados deliberadamente. (...) O valor dos terrenos em oitenta favelas atingidas por incêndios era 76% maior que a média de outros pontos de habitação irregular na cidade. Os números foram fornecidos pela Defesa Civil a partir de registros entre 2008 e 2012.

(...) Mais de 1,5 milhão de pessoas moram em 1.700 favelas em São Paulo. A maior parte é composta por assentamentos precários, sem acesso ao esgoto, água, eletricidade ou coleta de lixo. Entretanto, muitas se localizam em meio a bairros ricos. À medida que o valor dos terrenos continua a subir em São Paulo, há uma maior pressão para derrubar as favelas e expulsar as pessoas que moram nelas.

"Nós moramos em um bairro onde a especulação imobiliária é fora do normal", diz Rudnéia Arantes, líder comunitária da Favela do Piolho. Ela afirma que os moradores não querem deixar o local: "Aqui tem escolas, ONGs, lojas, creches, tudo mais. Por que eles iriam sair daqui? Pra onde essas pessoas iriam?" (...)

Uma comissão parlamentar de inquérito foi estabelecida em 2012 para investigar os incêndios e concluiu: "Não podemos afirmar que os incêndios sejam criminosos e motivados por interesses do mercado imobiliário, e por enquanto não há qualquer indício que leve a esta conclusão".

(...) O relatório final da comissão, entretanto, é ambíguo e conclui que os incêndios seriam causados por "uma soma de fatores", como o clima, falta de chuvas, materiais impróprios para construção e instalações elétricas de má qualidade.

A comissão foi amplamente criticada, entretanto, por ter organizado apenas seis dos treze encontros programados. Além disso, o portal de notícias UOL revelou em 2012 que todos os membros da comissão recebiam doações de empresas de construção e incorporadoras imobiliárias. O presidente da comissão, Ricardo Teixeira, recebeu R$464.000 em doações para sua campanha para vereador. (...)



.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista