domingo, 26 de novembro de 2017

Nº 22.805 - "Uma frente pró Lula precisa ser aberta, defende Requião"

.

22/11/2017


Uma frente pró Lula precisa ser aberta, defende Requião

Para senador, a questão não é "fora Temer", porque "o inimigo é o capital financeiro". Parlamentares e movimentos defendem revogação de medidas do atual governo

frente

por Vitor Nuzzi, da Rede Brasil Atual publicado 24/11/2017 09h06, última modificação 24/11/2017 11h29
São Paulo – No lançamento paulista da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, movimentos sociais e políticos, basicamente do PT e do PMDB não alinhados a Michel Temer, defenderam unidade com vistas a 2018 e atos de revogação das medidas do atual governo. Último a falar, na noite de ontem (23), o senador Roberto Requião (PMDB-PR), afirmou que é preciso "somar", chamou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "candidato maravilhoso", mas falou que ele precisa de uma "frente aberta", no sentido partidário, para não caminhar, por exemplo, para a radicalização.
A questão, para ele, não é o "fora, Temer", como alguns defendem. "O Temer é um peão de terceira categoria nessa história. O inimigo é o capital financeiro", afirmou, no encerramento do ato, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, região central da capital paulista. É o quinto estado que recebe o lançamento da frente, formada, segundo seus líderes, por mais de 200 parlamentares.
Faziam parte da mesa vários parlamentares petistas, como os deputados Carlos Zarattini (SP), líder do partido na Câmara, Nilto Tatto (SP), Paulo Teixeira (SP) e Patrus Ananias (MG), além do presidente da legenda em São Paulo, Luiz Marinho, e o líder na Câmara paulistana, Antonio Donato. Pelo PMDB, além de Requião, o deputado Celso Pansera (RJ). E representantes de diversos movimentos, como a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias, o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, e o líder da Central de Movimentos Populares (CMP) Raimundo Bonfim, além do escritor Raduan Nassar, entre outros.
Para Pansera, ministro de Ciência e Tecnologia no segundo governo Dilma Rousseff, 2018 será um ano "paradigmático", com o país ameaçado de perder "janelas de oportunidades" no setor. "A inovação e a ciência agregam valores aos produtos. O Brasil, que teve um avanço muito grande de 2003 a 2014, nos últimos anos tem sofrido um ataque muito duro na área", afirmou.

Elite apátrida

Outro ex-ministro, Patrus Ananias criticou a Lei 13.467, de "reforma" da legislação trabalhista, que segundo ele desvirtua o ordenamento jurídico. Chamou a atenção para a ameaça de privatização do Banco do Brasil, o que terminaria por acabar com "linhas decentes de apoio à agricultura familiar", e da Caixa Econômica Federal, prejudicando famílias de baixa renda. E também identificou ameaças à integridade do território nacional: segundo Patrus, estão "esperando o momento de dar o bote" para permitir uma venda ilimitada de terras a estrangeiros.
"A soberania nacional está vinculada à soberania popular", afirmou o deputado, criticando "uma parcela poderosa da burguesia brasileira dissociada do projeto nacional, uma elite apátrida desde os tempos da colônia, que nunca aceitou nossas origens africanas, nossas origens indígenas". Patrus iniciou sua fala com uma saudação a Raduan, considerando Lavoura Arcaica "a mais importante obra literária publicada no Brasil desde 56, quando Guimarães Rosa publicou Grande Sertão: Veredas". 
O autor amazonense falou apenas uma frase, mas foi o único a ser aplaudido de pé pelo auditório, ao defender "resistência, resistência e resistência". Depois dele, Requião fechou o evento, que durou três horas, chamando Temer de "fantoche", "figura absolutamente insignificante" diante do processo histórico e econômico em curso no Brasil e no mundo, que faz, segundo afirmou, o país caminhar no sentido contrário ao do crescimento.
Um processo composto, de acordo com a visão do senador, pelo tripé "precarização do Estado", com poder dado ao capital, "precarização do parlamento", com privatização de campanhas eleitorais, e "precarização do trabalho", com a prevalência do negociado sobre o legislado e o fim da previdência pública. "Aí temos de deixar bem claro a importância do Bradesco e do Itaú no financiamento do golpe. Não é neo, é o velho e safado liberalismo econômico, uma espécie de zumbi transformado em modelo econômico. Não tem a menor chance de ser modelo de desenvolvimento para o nosso país."

Necessidade de revolta

Representante da Marcha Mundial das Mulheres, Sarah de Roure apontou as tentativas de controle pelo poder financeiro. "Controlar nosso trabalho, nosso tempo, nossos recursos naturais, nossos corpos está na agenda do capital."
Para a presidenta da UNE, é preciso "se revoltar" e fazer com que a população tenha esse sentimento. "Não podemos dormir em paz sabendo que nosso país está sendo vendido. Se perdemos a universidade pública, a Petrobras, mesmo com um governo progressista teremos dificuldade de retomar", disse Marianna.
Boulos afirmou que o país vive um "momento de regressão democrática", com novas etapas de "fechamento", como a "infame" reforma trabalhista. Não fosse uma República "esculhambada", disse o líder sem-teto, muitos do governo estariam presos por crime de lesa-pátria.
"Eles enganaram o povo brasileiro", acrescentou Zarattini. "A Rede Globo mobilizou milhares de pessoas, que foram para as ruas de camisa amarela, para ver a entrega das riquezas brasileiras e a perda de direitos."

Unidade na resistência

"Quem manda no Brasil hoje são os bancos, e aqueles que estão no Planalto são títeres do bancos", disse na sequência o deputado Paulo Teixeira. "Fizeram uma lei de leniência para os bancos e expõem as indústrias brasileiras para morrer." Ele fez também referência à Medida Provisória (MP) 795, sobre tributação da exploração de petróleo e gás: "Estão acabando com o conteúdo nacional". Falando em "pacote anti-povo", o deputado defendeu a necessidade de um referendo revogatório de todas as medidas do governo Temer.
Donato pediu unidade. "Eles estão unificados na pauta deles. Também temos de estar unificados na nossa pauta de resistência." O presidente estadual do PT reforçou, ao falar sobre a "construção de um processo de unidade no campo popular" e pedindo mobilização. "Sabemos que somos minoria no Congresso, portanto a necessidade das ruas, de um levante popular. Precisamos criar 
Presidente da frente parlamentar, que chegará a outros estados nos próximos dias, Requião vê um momento de "pasmaceira" no país, mas acredita que a tendência é de reação. "A realidade vai acabar entrando não pela tela da televisão, mas pela porta e pela janela do trabalhador. É o que vai mobilizar este país. Estamos tentando construir uma proposta com base em 
informação."  condições para que o próximo Congresso não seja tão covarde e entreguista quanto o atual", disse Marinho, também falando em "ato revogatório" de medidas adotadas pelo atual governo.
Ex-ministro da Previdência (governo Lula), ele afirmou que o problema do setor não é falta de dinheiro, mas a corrupção e a sonegação das grandes corporações. "O problema é a tentativa de ludibriar o ovo brasileiro para comprar plano privado de pensão."
Presidente da frente parlamentar, que chegará a outros estados nos próximos dias, Requião vê um momento de "pasmaceira" no país, mas acredita que a tendência é de reação. "A realidade vai acabar entrando não pela tela da televisão, mas pela porta e pela janela do trabalhador. É o que vai mobilizar este país. Estamos tentando construir uma proposta com base em informação." 
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista