segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Nº 25.155 - "Era de sombras se abate sobre o Brasil com eleição de Bolsonaro"

.

29/10/2018


Era de sombras se abate sobre o Brasil com eleição de Bolsonaro

Do Blog da Cidadania - 28/10/2018


O segundo turno das eleições presidenciais de 2018 foi dramático para a democracia brasileira. O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, valeu-se de rede de notícias falsas, impulsionada por caixa 2, para auferir vantagem injusta e até criminosa

A chapa Fernando Haddad e Manuela D’Ávila largou em ampla desvantagem cronológica – a poucas semanas da eleição em primeiro turno – e sem recursos financeiros sequer parecidos com os do candidato da extrema-direita – só a rede bolsonarista no Whats App custou 1,8 bilhão de reais via caixa 2, segundo denúncia da Folha de São Paulo.

O mundo se espantou e estremeceu ante a guinada eleitoral do Brasil para a extrema-direita, fenômeno ainda inédito na América Latina. Órgãos de imprensa internacionais de extração conservadora, como The Economist ou Financial Times divulgaram editoriais críticos ao ex-capitão do Exército.

Personalidades nacionais e internacionais, universidades, a grande maioria da intelectualidade do Brasil e do mundo, emitiram manifestações de preocupação com o rumo do país em caso de vitória do extremista de direita.

Foi inútil. Apesar da diferença pouco significativa, o medo e o desespero levaram uma tênue maioria da população a fazer uma aposta inconsequente achando que medidas desesperadas e grandiloquência policialesca podem suprir a falta de políticas sociais e estimulo ao consumo de massas, imprescindíveis em um contexto socioeconômico como o atual.

As ameaças a opositores e a prevalência dos interesses de banqueiros e grandes empresários em detrimento dos interesses dos trabalhadores será a marca da governança do país nos próximos anos. O resultado disso será um rápido envelhecimento do novo governo.

Confira a transmissão ao vivo do Blog da Cidadania, com Eduardo Guimarães, editor do site, e Meire Cavalcante, coeditora.


.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista