21/01/2010
moradores de São Paulo
Do Conversa Afiada - 21/janeiro/2010 8:58
Fotos do conflito de moradores da região do Grajaú, em São Paulo, enviadas ao Conversa Afiada pelo morador Rodrigo Andrade.
São Paulo tem uma batalha campal por dia
A editora do Conversa Afiada, Flávia D’Angelo, conversou, às 19h20, com Rodrigo Andrade, que é morador da região e membro do coletivo Passa-palavra, que deu o seguinte depoimento:
“A comunidade protesta por acordos que foram prometidos pela Prefeitura de São Paulo e não foram cumpridos. Por conta das chuvas de ontem o córrego do Jardim Lucélia alagou. Não apareceu nenhum bombeiro ou civil para ajudar os moradores. A situação agora é de conflito e por aqui tem aproximadamente 500 pessoas. Temos aqui Polícia Militar e Tático, mas já esteve aqui a Tropa de Choque. A manifestação ocorre na Av. Belmira Marin na altura do número 4400. A prefeitura havia prometido também limpar o córrego, mas nem isso foi feito.”
O Conversa Afiada reproduz o email do amigo navegante Danilo C.:
> De: Danilo C.
> Data: 20 de janeiro de 2010 18:47:40 BRST
> Para: undisclosed-recipients:;
> Assunto: FW: URGENTÍSSIMO: Moradores da região do Grajaú seguem mobilizados e em Choque com a Polícia
>
> FW:
>
> URGENTÍSSIMO: Moradores da região do Grajaú seguem mobilizados e em Choque com a Polícia
>
>
> Nesse momento, centenas de moradores do Jd. Lucélia estão paralisando novamente a Av. Belmira Marin, reivindicando seu direito à moradia digna, e denunciando o descaso do poder público. Esses moradores tiveram suas casas inundadas na chuva de ontem, e perderam tudo o que tinham. Ontem à noite, revoltados, eles também paralisaram a avenida, sofrendo por isso repressão violenta por parte da polícia. A expectativa é que ocorra novo confronto.
>
>
> Moradores da Favela XIX e XX também protestam!!!
>
> Também afetados pela enchente, moradores da Favela XIX e da Favela XX (Rio Bonito) também protestam. Depois de paralisar a Av. Teotônio Vilela, os manifestantes se dirigiram até a Subprefeitura da Capela do Socorro, exigindo uma reunião com o subprefeito Valdir Ferreira. Até agora os moradores não foram atendidos.
>
> Isto é mais uma amostra da terrível situação em que se encontram dezenas de comunidades da região, cujo sofrimento até então foi ignorado. Agora, com o povo erguendo a sua voz, veremos se este quadro permanecerá o mesmo.
>
>
> Toda Solidariedade às famílias da Comunidade Jd. Lucélia, Favelas 19 e 20 e toda região do Grajaú
>
> Mais uma vez, as obras de drenagem que estão sendo feitas no Jd. Toca mostraram sua “serventia”. Com a chuva de ontem, ocorreu uma enchente nunca vista na área, afetando centenas de casas da comunidade vizinha, o Jd. Lucélia. Por horas os moradores que perderam tudo o que tinham esperaram em vão os bombeiros e outras formas de ajuda, temendo por suas vidas, e principalmente pela vida das crianças e idosos; revoltados com a situação, começaram um protesto, parando a Av. Belmira Marin com os móveis destruídos pela chuva. Aí sim o Estado apareceu, na figura de policiais que agrediram violentamente os manifestantes. Eis aí verdadeira face da “política pública” para a população pobre.
>
> Nesse exato momento, os moradores estão fazendo nova manifestação na Av. Belmira Marin, e a expectativa é que novamente haverá uma resposta violenta por parte da polícia. A luta do Jd. Lucélia é a mesma luta que a do Parque Cocaia I, Jd. Toca, Brejinho, Favelas 19 e 20 e de tantas outras comunidades da região, em busca de seu direito a uma moradia e uma vida digna.
Clique aqui para ver que os moradores do Jardim Romano chamaram o poste do Zé Alagão de safado.
Zé Alagão aumenta passagens em sigilo e PM bate em manifestantes. Cenas que o PiG (*) esconde.
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista