segunda-feira, 26 de março de 2018

Nº 23.733 - "Morre a cearense que implantou o Bolsa Família"

.

26/03/2018

Morre a cearense que implantou o Bolsa Família

Ana Fonseca foi uma das idealizadoras e a responsável por unificar os programas sociais. Trabalho iniciado por ela mudou o rumo do governo Lula



Do Jornal O Povo -  26/03/2018 14:09 | 


Foto de rosto de Ana Fonseca
....................................................................(Foto: Edimar Soares, em 19/09/2006)

por  ÉRICO FIRMO

Morreu neste domingo, 25, a pesquisadora Ana Fonseca, considerada a principal idealizadora e responsável por colocar em prática a unificação de diversos programas sociais que resultaram no Bolsa Família.

Cearense de Fortaleza, Ana Maria Medeiros da Fonseca tornou-se secretária executiva do Bolsa Família em outubro de 2003, logo que o programa foi criado. Permaneceu pouco mais de um ano na função, quando coordenou a unificação dos programas sociais do Governo Federal.

De certa maneira, o trabalho iniciado por Ana Fonseca mudou o rumo do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No início do mandato, o carro-chefe das políticas sociais era o Fome Zero, mais uma entre várias políticas sociais pulverizadas. A iniciativa não deslanchou ao longo do primeiro ano de administração, enquanto o presidente enfrentava protestos e se desgastava com a reforma da Previdência que instituiu taxação sobre aposentados e pensionistas do serviço público.

A partir da unificação, os programas sociais ganharam uma marca forte - o Bolsa Família - passaram a ser usados de forma coordenada como não havia ocorrido antes e foram também ampliados a patamar inédito. A popularidade daí decorrente permitiu ao governo Lula o fòlego para atravessar seu primeiro grande escândalo, o caso Waldomiro Diniz, que estourou em 2004. E, sobretudo, o mensalão, em 2005.

Leia entrevista de Ana Fonseca às Páginas Azuis do O POVO


A ex-presidente Dilma Rousseff se manifestou pelo Twitter sobre a morte de Fonseca:



Faleceu hoje a professora Ana Fonseca. Participou de todas as lutas da minha geração. Resistiu à ditadura, lutou na redemocratização, desenvolveu vida acadêmica na UNICAMP sendo, internacionalmente, respeitada p/ suas propostas de políticas sociais de combate à pobreza.
Embora de campo político adversário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também homenageou a pesquisadora

Hoje o país perdeu a pesquisadora Ana Fonseca, uma das idealizadoras dos programas Bolsa Família e Brasil Sem Miséria.
Deixo a minha homenagem a essa profissional que trabalhou incansavelmente pela redução da desigualdade social no Brasil e sempre lutou para que programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, fossem programas de Estado e não de partidos.

O PT divulgou nota de pesar:  "Nesses tempos difíceis Ana fará muita falta, mas a luta por um país menos desigual permanece viva por meio do trabalho desenvolvido por durante toda sua vida".

O ex-presidente Lula disse que Ana Fonseca "deixou uma contribuição imensurável para o Brasil ao ajudar tirar milhões de brasileiras e brasileiros da extrema pobreza". E acrescentou: "Tenho muito orgulho de ter trabalhado ao lado de Ana e sei que sua luta pelo fim da desigualdade social seguirá conosco".

O Governo do Ceará também prestou homenagem. "A cearense dedicou sua vida ao combate à desigualdade social, talvez o principal desafio posto aos homens e mulheres que buscam construir uma nação justa".

A Unicamp destacou a trajetória nas políticas públicas e a contribuição acadêmica humanista. "Os textos científicos de Ana Fonseca se constituem em uma poesia de reflexão sobre as diferenças humanas em um mundo que está sempre em transformação".

Ana Fonseca, de blazer, fala ao microfone

Ana Fonseca, de blazer, fala ao microfone
......................................................................(Foto: Sara Maia, em 24/10/2011)

Trajetória

Ainda no setor público, Ana Fonseca coordenou o programa de Renda Mínima da Prefeitura de São Paulo, em 2002, na gestão de Marta Suplicy. No começo do governo Dilma Rousseff (PT), em 2011, tornou-se secretária extraordinária do Plano Brasil Sem Miséria. Ana Fonseca formou-se em História pela Unicamp. Fez mestrado em História Social e do Trabalho e doutorado em História Social sobre família e relações de gênero.

Ela era atualmente coordenadora associada do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp. Ela foi ainda Analista de Políticas Sociais da Oficina do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para a América Latina e o Caribe (2005-2006) e analista de Políticas Sociais da Oficina Regional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista