sábado, 15 de agosto de 2009

Contraponto 101 - Telebrás de volta?

.
Telebras mais próxima de virar realidade: Governo retoma controle da Eletronet


Do Blog Os amigos do Presidende

Por: Zé Augusto . Quinta-feira, Agosto 13, 2009

O Governo já é o dono oficial de todas as fibras ópticas que compõem a rede Eletronet.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concedeu a imissão de posse (assumir o direito) de controle de toda a fibra óptica não utilizada e que estava sob a gestão da massa falida da Eletronet - segundo o sítio na internet Convergência Digital.

Na Primeira Instância do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o governo chegou a perder a causa quando a decisão foi considerar que a rede nacional de fibra ótica precisaria ser recomprada pelo governo.

O governo recorreu à Segunda Instância e conseguiu reverter a situação, não apenas recobrando todo o patrimônio da Eletronet, mas também o direito de saldar os credores - Alcatel -Lucent e Furukawa - com títulos públicos.

Agora com a decisão em juízo, o governo pode recobrar a rede de aproximadamente 16 mil kms de fibras ópticas das elétricas e utilizar essa infraestrutura para a criação do backbone nacional federal.


Porém, primeiro, será preciso definir como será a gestão dessa infraestrutura.

Assim como o marco regulatório do pré-sal é objeto de discussões quanto ao melhor modelo, a reativação da antiga Telebrás, também é discutida, se seria o melhor caminho para assumir o comando da rede.
..

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista