sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Contraponto 162 - Minha Casa Minha Vida


Feira traz soluções para o Minha Casa, Minha Vida


Do Jornal O Povo Forlaleza Ceará

por Hamilton Nogueira 28 Ago 2009 - 01h12min

São Paulo sedia a 3ª Concrete Show South América, feira do concreto que apresenta as novas tecnologias da construção civil e celebra o aquecimento do setor.

Solução inteligente: nesse método um molde de PVC monta a casa e em menos de um dia
Na cidade de São Paulo, acontece até hoje o Concrete Show South América, feira que abriga tecnologia e inovação no mercado da construção civil. São 312 expositores, dos quais 226 nacionais e 86 de diversas partes do mundo mostrando casas feitas em moldes de plástico PVC, como prédios de 18 andares a partir de pré-moldados e concretagem para estrada com promessa de durabilidade durante décadas.

O evento entusiasma engenheiros, inovadores, pesquisadores, público e principalmente empresários. No balanço final do evento, deverão ter transitado nos corredores do Transamérica Expor Center, cerca de 18 mil visitantes. A movimentação econômica aguardada é de R$ 500 milhões. Um ciclo de debates simultâneo permitiu que 110 apresentações sejam feitas nesses quatro dias, além de 10 seminários e um workshop.

Os números correspondem a 30% mais atrações que o ano passado.

A área de exposição também cresceu, 58% em relação a 2008. São 28 mil metros quadrados nos quais a grande estrela é a exposição de materiais, novas tecnologias e métodos de construção voltados para residências. A intenção é apresentar sistemas construtivos que representem eficiência e velocidade para o programa do Governo Federal, Minha casa, minha Vida. Para o gerente Norte-Nordeste da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Eduardo Moraes, a feira já é a maior da América Latina e obriga a indústria da construção civil a se modernizar para dar conta da grande demanda. “De zero a três salários mínimos ou de zero a dez, o importante é gerar eficiência e grande escala de produção para diminuir o preço”, comenta.

Casa de plástico
Uma solução inteligente para resíduos de construção civil é escondê-los dentro da parede de plástico. Nesse método um molde de PVC monta a casa e em menos de um dia enche-se o molde com concreto. A parede tem a aparência do plástico, mas a solidez do cimento. Os fabricantes dizem que em um dia até cinco casas de 42 metros quadrados podem ser entregues já com instalação hidráulica e elétrica. O metro quadrado dessa construção varia em torno de R$ 700 reais. Em média 30% a menos que no método tradicional.

O jornalista viajou à convite da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland)
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista