sábado, 27 de fevereiro de 2010

Contraponto 1498 - “Ensino profissional nunca foi tão valorizado como no Governo Lula”

.
27/02/2010
“Ensino profissional nunca foi tão valorizado como no Governo Lula”



Do Desabafo Brasil quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

DEP. EMILIANO JOSÉ: Em pronunciamento na Câmara Federal (dia 24), o deputado Emiliano José (PT-BA) destacou que, entre 1909 e 2003, foram construídas 140 escolas técnicas no Brasil, e que o Governo Lula vai entregar, em oito anos, 214 novas escolas técnicas. “Pode-se dizer, com tranquilidade, que nunca na história deste País o ensino profissional foi tão valorizado como soube fazer o Governo Lula. Por menos que queiram nossos adversários, essa é a verdade alvissareira para a juventude e para o povo brasileiro”, disse o deputado, reforçando que esses dados foram retirados de um artigo publicado na revista Teoria e Debate, editada pela Fundação Perseu Abramo, assinado por Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

O parlamentar lembrou que em 1909 o presidente Nilo Peçanha criou as primeiras 19 escolas técnicas brasileiras. “Eram as chamadas escolas de aprendizes artífices. Quando o Brasil encontrava-se no que se poderia chamar de ante-sala da industrialização. Há pouco mais de um século, portanto, iniciava-se o ensino técnico ou a educação profissional no País”.

Segundo o deputado, o próprio Eliezer Pacheco diz em seu texto que as instituições federais de educação profissional e tecnológica haviam sido literalmente desmanteladas pelo governo do professor Fernando Henrique Cardoso. “O professor dedica-se a matar a educação profissional no País. FHC quase inviabilizou a educação profissional e tecnológica no País. Triste, mas verdadeiro”.

Emiliano disse ainda que o governo FHC chegou a editar uma lei, a de número 9.649/98, destinada a barrar a criação de novas escolas técnicas federais. “O governo do operário Lula é que alterou essa legislação criminosa para ter condições de lançar o plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Isso significa abrir as portas do mundo para a juventude brasileira, para milhares e milhares de jovens brasileiros”.(*)

A rede é composta por 38 institutos, com 354 campi espalhados por todo o Brasil com atuação no ensino médio integrado ao técnico, em licenciaturas e cursos superiores de tecnologia ou bacharelados tecnológicos, podendo ainda oferecer especializações, mestrados e doutorados profissionais. “O governo Lula olha com carinho para sua juventude, com esperança, tem os olhos no presente e no futuro. Com essa prioridade para o ensino profissional e tecnológico, e dando qualidade e consistência a essa rede, prepara a nossa juventude para enfrentar os desafios de uma sociedade em mudança permanente e que neste momento enfrenta um intenso processo de desenvolvimento sob a direção do presidente Lula”, ressaltou. Leia na íntegra acessando o site do Dep. Emiliano.
___________________

(*) Os grifos em verde negritado é do ContrapontoPIG
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista