segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Contraponto 9180 - "Dilma convida Teori Zavascki para substituir Peluso no STF"


Atualizado às 15h54

Da Folha

Dilma convida ministro do STJ Teori Zavascki para o STF

DO PAINEL
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff convidou o ministro Teori Zavascki, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), para assumir a vaga aberta com a aposentadoria de Cezar Peluso no STF (Supremo Tribunal Federal).

A Folha adiantou no início da tarde desta segunda que o nome de Zavascki ganhara força.

Informado pelo Palácio do Planalto, Teori Zavascki aceitou o convite.

A escolha do novo titular do STF já foi comunicada ao presidente da corte, Carlos Ayres Britto, que, por sua vez, avisou a outros ministros, que nesta tarde realizam mais uma sessão de julgamento do mensalão.

Ele entrará no lugar de Cezar Peluso, que se aposentou dia 3 em meio ao julgamento do mensalão. Procurado pela Folha nesta segunda-feira, ele evitou falar sobre a indicação ao STF: "Não confirmo nem desminto. Não é hora para declarações".

Ele estava em viagem com a família e foi chamado para retornar a Brasília para ser avisado da escolha pela presidente Dilma. Teori Zavascki estava entre os principais cotados para substituir Peluso. Seu nome era visto como um dos mais técnicos e discretos para a vaga.

Zavascki foi convidado por Dilma nesta manhã. Dois auxiliares da presidente confirmaram à Folha que ele será o substituto de Peluso e que o anúncio será feito nas próximas horas.

Natural de Fachinal dos Guedes (SC), ele tem 64 anos e está desde 2003 no STJ. Antes, foi desembargador do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), com sede em Porto Alegre e abrange a região Sul do país. Zavascki também é professor de direito.

(VERA MAGALHÃES, ANDRÉIA SADI, DO PAINEL, FLÁVIA FOREQUE E LEANDRO COLON, EM BRASÍLIA)

Por Fernando Cruz

Da Folha

Teori Zavascki ganha força para assumir vaga de Peluso no STF

O ministro Teori Zavascki, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ganhou força para assumir uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal). A presidente Dilma Rousseff pode confirmar o nome dele ainda nesta segunda-feira (10).

Se confirmado, ele substituirá Cezar Peluso, que se aposentou no último dia 3 no STF em meio ao julgamento do caso do mensalão.

Procurado pela Folha nesta segunda-feira, Zavascki evitou falar sobre a indicação ao STF: "Não confirmo nem desminto. Não é hora para declarações".

Ele estava em viagem com a família e foi chamado para retornar a Brasília. Teori Zavascki está entre os principais cotados para substituir Peluso. Seu nome é visto como um dos mais técnicos e discretos para a vaga.

Natural de Fachinal dos Guedes (SC), ele tem 64 anos e está desde 2003 no STJ. Antes, foi desembargador do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Zavascki também é professor de direito.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista