segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Contraponto 14.446 - "A melhora na aprovação do governo no Datafolha é ótima notícia para Dilma"

.

18/08/2014

 

A melhora na aprovação do governo no Datafolha é ótima notícia para Dilma

 

RevistaForum  -  agosto 18, 2014 13:01
 
 
Por Renato Rovai
.

A soma dos conceitos ótimo e bom em relação ao governo Dilma subiu de 32% para 38% na pesquisa divulgada hoje pelo Datafolha. A avaliação regular é de 38% e os que acham a gestão ruim e péssima são 23%. Com esses números, Dilma está próxima de atingir o pico de fevereiro, quando fez seus melhores índices depois de junho do ano passado. Na ocasião, seu ótimo e bom bateu em 41%.

A outra boa notícia é que a presidenta cresceu em praticamente todos os segmentos sociais. Perdeu um ponto apenas entre os mais ricos, que ganham mais de 10 salários mínimos. Entre eles, ela diminuiu seu ótimo e bom na margem de erro, de 25% para 24%.

Estudiosos da história do voto apontam que governantes com mais de 46% tem a reeleição garantida. Num trabalho de fôlego, o cientista político Alberto Carlos Almeida, analisou 104 eleições para governador ocorridas entre 1998 e 2010. Ele constatou que, em todos os casos, os governadores que disputaram a reeleição e que, na última pesquisa antes do primeiro turno, tinham 46% ou mais de aprovação (soma de ótimo e bom) saíram vitoriosos. Descobriu também que 100% daqueles que tinham 34% ou menos de ótimo e bom foram derrotados. Ou seja, até esta pesquisa Dilma estava na segunda categoria. Ela tinha 32% de ótimo e bom. E agora entrou na zona cinza. Segundo o estudo, 40% a 43% dos governadores que possuíam avaliação de ótimo e bom entre 35% e 45% foram reeleitos.

É muito provável que Dilma melhore esses índices com o início do horário eleitoral. Porque, ela terá mais tempo de TV que todos os outros candidatos somados, mais de 11 minutos. Mas não só por isso. Uma das principais vantagens de Dilma é que seu governo teve uma comunicação muito abaixo da média. Isso não tem relação apenas com os possíveis erros dos que conduziram a área, mas também porque a  presidenta dialogou pouco tanto sobre suas realizações quanto com os segmentos que foram beneficiados por elas. E Dilma tem o que mostrar.

De qualquer forma, para ter uma eleição segura, ela precisa avançar no ótimo e bom. Para chegar a marca de 46% faltam 8 pontos percentuais. Não é muito, mas não é pouco. Dilma pode ganhar com a aprovação que tem, mas será um sufoco. O marketing da presidenta neste momento, por mais que esteja preocupado com seus resultados na disputa entre candidatos, certamente está mais focado em melhorar sua aprovação. Porque é isso que garante a reeleição.

Escrevi uma outra nota sobre o Datafolha de hoje pela manhã. Você pode ler aqui.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista