30/07/2015
Moro diz ser de sua “competência” investigar Eletronuclear, não Furnas
Portal Vermelho - 29 de julho de 2015 - 15h50
Segundo despacho divulgado pelo blog de Fausto Macedo, do Estadão, Moro diz que é competente em “decorrência da conexão e continência dos demais casos da Operação Lava Jato”. A conexão é o vínculo de condutas criminosas por um mesmo autor. Já a continência é relação de conteúdo e contingente das infrações penais.
A conduta do juiz causa estranheza porque, como bem apontou Webster Franklin no Jornal GGN, o juiz não avaliou que existia a mesma “conexão e continência” no caso de Furnas, que envolvia o senador tucano e candidato derrotado nas urnas, Aécio Neves, que foi citado num esquema de propinas na estatal pelo doleiro Alberto Youssef.
Na interpretação da Justiça os desvios de dinheiro em Furnas não tinham relação com o esquema de corrupção da Petrobras e, por isso, não deveriam ser objeto de investigação.
Agora, a interpretação para fato semelhante é completamente diferente. “Esclareça-se, por oportuno, que a competência, em princípio, é deste Juízo, em decorrência da conexão e continência com os demais casos da Operação Lava Jato e da prevenção, já que a primeira operação de lavagem tendo por origem os crimes praticados pelo cartel consumou-se em Londrina/PR e foi descoberta em processo inicialmente distribuído a este Juízo, tornando-o prevento para as subsequentes”, disse Moro.
Segundo ele, as duas frentes de investigação “têm que ser tratadas em conjunto, por um único Juízo, sob pena de prejudicar a unidade da prova e com risco de decisões contraditórias”. Disse ainda que dispersar os casos e provas em todo o país "prejudicará as investigações e a compreensão do todo".
Leia também: (abaixo)
Por que Furnas está fora de questão na Lava Jato?
____________________
Por que Furnas está fora de questão na Lava Jato?
Por Webster Franklin, no Jornal GGN
Portal Vermelho - 29 de julho de 2015 - 10h10
Quando o doleiro Youssef delatou na operação Lava Jato desvios de dinheiro em Furnas envolvendo diversos políticos do PSDB, foi interpelado pelo juiz dizendo que a ação se referia a desvios na Petrobras, portanto, Furnas estava fora da questão.
Surge agora a questão da Eletronuclear com a prisão do Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, mais uma grande obra de desenvolvimento tecnológico brasileiro a cargo da Odebrecht sendo paralisada.
Comenta-se que as próximas etapas da Lava Jato serão as hidroelétricas onde Belo Monte será a bola da vez. Pergunta-se: Por que o juiz não adotou o mesmo critério para a Eletronuclear que adotou em Furnas?
_________________________________
PITACO DO ContrapontoPIG
Tão corajoso! Mas quando se trate de Furnas, ele - para usar uma expressão bem cearense - "peida na rabichola" . Por que? Estranho, né?
________________________________
.
-.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista