quarta-feira, 20 de abril de 2016

Nº 19.185 - "Pedido de afastamento de Cunha aguarda julgamento há 126 dias no STF"

.
 20/04/2016 

 

Pedido de afastamento de Cunha aguarda julgamento há 126 dias no STF

 

Relator da Lava Jato no STF, o ministro Teori Zavascki disse nesta terça-feira, 19, que ainda não há prazo para a decisão



Do O Povo on line  -  20/04/2016 - 16h40 
 
 
Marcelo Camargo/Agência Brasil
 
 
A ação foi feita para preservar as investigações contra Cunha
Fez 126 dias nesta quarta-feira, 20, desde que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de afastamento cautelar do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A ação, que pede afastamento tanto da presidência da Casa quanto do mandato de deputado, foi feita para “preservar as investigações” contra Cunha.

Relator da Lava Jato no STF, o ministro Teori Zavascki disse nesta terça-feira, 19, que ainda não há prazo para a decisão. Para a PGR, o afastamento era necessário para evitar que Cunha pudesse “destruir provas, pressionar testemunhar, intimidar vítimas ou obstruir as investigações”. Apesar do tom, processo está parado desde 16 de dezembro do ano passado.

O pedido ocorreu após a operação realizar buscas na casa do parlamentar, reforçando provas contra ele. Eduardo Cunha, no entanto, tem dito que o pedido é uma “cortina de fumaça” para tirar o foco do impeachment da presidente Dilma Rousseff

Pedido de afastamento

Na ação, o PGR classifica o presidente da Câmara como "delinquente", cita 11 supostas irregularidades cometidas por ele e acusa Cunha de transformar a Casa em "balcão de negócios". O pedido enfrentaria resistências pois, na avaliação dos ministros, o afastamento de um presidente de outro Poder seria atitude "extrema", necessitando de vasta base jurídica.

Nas redes sociais, diversos internautas se mobilizam para pressionar o STF por uma definição sobre o caso. Nesta terça-feira, foi lançada uma petição online pedindo que a Corte se posicione com urgência sobre o caso.


____________________________________

.
PITACO DO ContrapontoPIG


Impressionante  a "celeridade" do STF.

Possivelmente existem coisas mais importantes a  tratar do que um mero  impeachment sem crime de responsabilidade. 

Ou assuntos mais urgentes do que um banal fato de ter na presidência da câmara dos deputados um sociopata ladrão - inacreditavelmente  livre de qualquer punição -  brincando de mandar no país, pisando na constituição e rindo na cara dos brasileiros dignos e sérios. 

Afinal, quando acordará a descansada suprema corte brasileira?  Quando perceberá que vivemos um golpe de estado televisionado ao vivo e em cores?

_______________________________________

.. . 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista