sábado, 26 de setembro de 2009

Contraponto 340 - Conclusão da rodada de Doha


26/09/2009

Países em desenvolvimento entregam carta ao G20
pedindo conclusão d
a Rodada de Doha

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Blog do Planalto - sexta-feira, 25 de setembro de 2009 às 15:00


A chanceler alemã Angela Merkel, o presidente Lula e o presidente americano Barack Obama conversam durante Cúpula dos Líderes do G20, realizada em Pittsburgh.

Uma declaração conjunta assinada por 88 países em desenvolvimento foi entregue nesta sexta-feira pelo presidente Lula aos líderes do G20 que estão reunidos em Pittsburgh (EUA), criticando o protecionismo comercial e pedindo a retomada das negociações da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). A carta foi distribuída durante o almoço, pouco antes da última sessão de trabalho da Cúpula dos Líderes do G20.

O texto lembra que o comércio internacional foi afetado pela crise econômica mundial e que o impacto foi maior sobre os países em desenvolvimento. Um trecho do documento diz:

Os países em desenvolvimento são particularmente vulneráveis e teriam que suportar de modo desproporcional as conseqüências de uma crise de confiança no sistema multilateral de comércio. A conclusão da Rodada Doha de Desenvolvimento, neste momento, contribuiria para aumentar a confiança, prevenir o uso de medidas protecionistas e fornecer o necessário estímulo à economia global.

Clique aqui para ler a íntegra da declaração conjunta de 88 países em desenvolvimento.

Posts relacionados

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista