26/09/2009
Países em desenvolvimento entregam carta ao G20
pedindo conclusão da Rodada de Doha
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Blog do Planalto - sexta-feira, 25 de setembro de 2009 às 15:00
pedindo conclusão da Rodada de Doha
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Blog do Planalto - sexta-feira, 25 de setembro de 2009 às 15:00
A chanceler alemã Angela Merkel, o presidente Lula e o presidente americano Barack Obama conversam durante Cúpula dos Líderes do G20, realizada em Pittsburgh.
Uma declaração conjunta assinada por 88 países em desenvolvimento foi entregue nesta sexta-feira pelo presidente Lula aos líderes do G20 que estão reunidos em Pittsburgh (EUA), criticando o protecionismo comercial e pedindo a retomada das negociações da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). A carta foi distribuída durante o almoço, pouco antes da última sessão de trabalho da Cúpula dos Líderes do G20.
O texto lembra que o comércio internacional foi afetado pela crise econômica mundial e que o impacto foi maior sobre os países em desenvolvimento. Um trecho do documento diz:
Os países em desenvolvimento são particularmente vulneráveis e teriam que suportar de modo desproporcional as conseqüências de uma crise de confiança no sistema multilateral de comércio. A conclusão da Rodada Doha de Desenvolvimento, neste momento, contribuiria para aumentar a confiança, prevenir o uso de medidas protecionistas e fornecer o necessário estímulo à economia global.
Clique aqui para ler a íntegra da declaração conjunta de 88 países em desenvolvimento.
Posts relacionados
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista