terça-feira, 29 de setembro de 2009

Contraponto 373 - Pernambuco pesquisa controle da AIDS


29/09/200
Pesquisa de estudiosos da UFPE traz avanço no controle do vírus da Aids

Do JC Online Com informações da Rádio Jornal. Publicado em 28.09.2009, às 14h58

Sérgio Crovella e Luiz Cláudio Arraes estão entusiasmados com os resultados

Foto: Guga Matos/JC Imagem

O controle do vírus da aids avançou mais nesta segunda-feira (28). Os estudiosos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sérgio Crovella e Luiz Cláudio Arraes, apresentaram as descobertas de uma pesquisa, que se iniciou em 2001, voltada para o desenvolvimento de uma imunovacina para a aids.

Os pesquisadores fizeram um estudo do genoma de 18 pacientes portadores da doença e identificaram dois genes que produzem uma proteína que ajuda o organismo a combater o vírus HIV. A descoberta representa um avanço na comunidade científica que pesquisa a cura da aids.

Essa foi a primeira vez que estudiosos se interessaram pelo genoma do paciente infectado. "Os outros estudos sempre focalizam atenção sobre a tipologia do vírus, os parâmetros laboratoriais de construção da vacina e ninguém olhou para o genoma do hospedeiro", diz Sérgio Crovella. O trabalho já foi publicado nas maiores revistas científicas internacionais. Na segunda fase da pesquisa que vai contar com a Universidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, a expectativa é chegar perto dos 100% da redução da carga viral nos 18 pacientes em análise.
..

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista