01/5/2010
Tragédia Ambiental
Vazamento pode ser o maior desastre dos EUA
Petróleo ameaça os animais de Louisiana; danos no ecossistema serão irreversíveis, disse o Greenpeace REUTERS
Diário do Nordeste (CE) 01/5/2010
Mancha de óleo atingiu a costa do estado de Louisiana; não serão mais permitidas novas plataformas no país
Venice, EUA. O vazamento de óleo no Golfo do México, que atingiu a costa do estado americano da Louisiana, chegando a uma ilha perto do Delta do Rio Mississipi e ameaçando a fauna e a flora da região, pode ser o maior desastre ambiental da história dos EUA provocado por vazamentos de petróleo.
Até então, o Exxon Valdez, que em 1989 despejou 41 milhões de litros de óleo em uma área de vida selvagem no Alasca, tinha sido o mais prejudicial. Porém, a calamidade ambiental no Golfo do México, onde estão sendo despejados pelo menos cinco mil barris por dia, pode ser pior, justamente porque uma plataforma petrolífera - e neste caso são três vazamentos em dutos de um poço submarino a 1.525 metros de profundidade - pode despejar uma quantidade muito maior de óleo do que um navio, que transporta uma quantidade limitada.
O governo anunciou que não serão mais permitidas novas plataformas de petróleo nos EUA até que as causas da explosão sejam esclarecidas.
Ontem, os enviaram dois aviões Hércules C-130 ao Golfo do México, que estão à espera de receber ordens para começar a borrifar substâncias químicas sobre a mancha de óleo. O Exército também enviou equipamentos para iniciar as tarefas de limpeza no mar.
O governador da Flórida, Charlie Crist, declarou estado de emergência do estado. Assim, a Flórida receberá ajuda do governo para fazer frente a uma eventual catástrofe natural. O presidente Barack Obama afirmou que os contratos futuros de exploração de petróleo serão submetidos a medidas mais rígidas de segurança para prevenir e vazamentos.
A empresa British Petroleum (BP), responsável pela plataforma, disse que vai compensar todos que foram afetados pelo vazamento. O custo para a indústria da pesca de Louisiana pode chegar a US$ 2,5 bilhões, enquanto o impacto sobre o turismo no litoral da Flórida pode ser de US$ 3 bilhões.
Meio ambiente
40% dos pântanos e mangues dos EUA estão em Louisiana, o habitat de várias espécies de animais. Principais impactos são para a vida marinha
.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista