domingo, 15 de maio de 2011

Contraponto 5369 - "Pesquisa elege a marca Petrobras a mais valiosa da América Latina"

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15/05/2011

Pesquisa elege a marca Petrobras a mais valiosa da América Latina

Do Blog do Planalto - Sábado, 14 de maio de 2011 às 9:00

A Petrobras foi eleita a marca mais valiosa da América Latina, segundo levantamento da agência americana de pesquisa de marketing Millward Brown. De acordo com a pesquisa – que elencou as cem marcas mais valiosas do mundo – o valor da marca Petrobras cresceu 39% entre 2010 e 2011 e alcançou US$ 13,4 bilhões, levando a Companhia à 61° posição entre as mais valiosas do mundo.

Em 2003, de acordo com a metodologia das consultorias Interbrand e Brand Analytics, a marca da empresa valia US$ 285 milhões de dólares.

Subindo 12 posições em relação ao ranking anterior, a marca da empresa brasileira ficou à frente de Pepsi, British Petroleum, Samsung, Siemens, Petrochina e Sony. No Brasil, a Petrobras ficou em primeiro lugar, à frente de Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Natura. O levantamento da consultoria é feito há 13 anos e tem como base as entrevistas de dois milhões de consumidores de 30 países.

Durante a cerimônia de anúncio da pesquisa, realizada ontem (13/5), em São Paulo, o representante da Gerência de Marcas e Imagem Corporativa da Petrobras, Ricardo Whately, destacou como fator decisivo para a valorização da marca a alta tecnologia da Petrobras, desenvolvida pelo seu Centro de Pesquisas (Cenpes), “fundamental na exploração do pré-sal, a nova fronteira petrolífera mundial”.

“A descoberta das jazidas do pré-sal e a reputação da Petrobras propiciaram a realização, com sucesso, da maior capitalização do mundo, uma demonstração de confiança dos investidores na empresa, que têm um papel fundamental na economia brasileira”, ressaltou Whately.

Além disso, o consultor afirmou que a Petrobras é uma das únicas empresas que se relaciona com todos os seus públicos e reforçou a importância do compromisso da companhia com a sociedade, demonstrado por meio das ações socioambientais e do patrocínio a projetos ambientais, sociais, culturais e esportivos, que, segundo ele, contribuem decisivamente para a percepção da marca. “O valor que ela alcançou é resultado do esforço de todos os seus empregados e parceiros”, concluiu.

O gerente de Comunicação Regional de São Paulo, José Barbosa, que recebeu o prêmio representando a Petrobras, disse que além da empresa investir muito em tecnologia, no seu parque industrial e em todas as etapas da cadeia produtiva, a Petrobras investe, sobretudo, na sociedade.

“Este prêmio é de toda a sociedade brasileira. Afinal, foi de um movimento popular que nasceu a Petrobras e por isso ela investe fortemente, contribuindo para que a vida dos brasileiros seja cada vez melhor”, frisou.

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