domingo, 29 de maio de 2011

Contraponto 5443 - "Tributo a Daniel Hertz, o homem sem medo da Globo"

.
29/05/2011

Tributo a Daniel Hertz, o homem sem medo da Globo





Do Tijolaço - 29/05/2011

Brizola Neto

Dizem que Leonel Brizola foi o único a ter coragem de enfrentar a Globo. Não é verdade. Muitos o fizeram. E um dos que fez isso com mais vigor, capacidade e profundidade foi o professor Daniel Hertz, cuja morte precoce, aos 51 anos, autor do livro “A História Secreta da Rede Globo”, publicado em 1987 pela editora Tchê.

Amanhã se completam cinco anos de sua morte, mas os reflexos de sua obra continuam provocando polêmica 24 anos depois de publicada.

É ela que serviu de base para o documentário Além do Cidadão Kane, sobre Roberto Marinho, que teve repercussão mundial. Produzido pelo Channel 4, uma divisão da BBC, em 1993, ficou muitos anos sem poder circular no Brasil. A Globo tentou comprar seus direitos para mantê-lo secreto; a Record os comprou para divulgar.

Hertz, um jornalista e professor de Comunicação, dedicou sua vida – até mesmo quando já se encontrava doente – à democratização da informação no Brasil. Seu nome, que deveria estar sendo lembrado pelos jornais e jornalistas do Brasil, ao menos aqui, recebe as homenagens que merece por sua luta corajosa.

Seu histórico livro pode ser lido online aqui.E, acima, você pode ver um vídeo em sua memória produzido pela Federação Nacional dos Jornalistas e pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, que Daniel ajudou a fundar.

______________________

PITACO DO ContrapontoPIG.

Se você não conhece, aproveite e veja agora o documentário Além do Cidadão Kane“.

_______________________.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista