sábado, 22 de outubro de 2011

Contraponto 6561 - "Mais de 100 mil mortos depois, Obama confirma retirada total de tropas do Iraque"

.
22/10/2011

Mais de 100 mil mortos depois, Obama confirma retirada total de tropas do Iraque


Opera Mundi - 21/10/2011

O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira (21/10) que os Estados Unidos vão cumprir a promessa de retirar sua tropas do Iraque até o fim do ano. A invasão norte-americana ao Iraque, que derrubou o regime de Saddam Hussein, teve início em 20 de março de 2003 e, segundo documento diplomático dos EUA divulgado pelo Wikileaks, matou ao menos 109 mil pessoas, 63% civis.

"Como prometido, o restante de nossas tropas no Iraque voltará para casa até o final do ano. Após quase nove anos, a guerra da América no Iraque estará acabada", disse Obama a jornalistas. Com a decisão, apenas cerca 150 soldados deverão permanecer no Iraque a partir do ano que vem, com a tarefa de proteger a embaixada dos EUA.

Leia mais:

Traidores são os que declaram guerras imorais, diz desertor dos EUA que lutou no Iraque
A tinta vermelha: o discurso de Slavoj Zizek no Occupy Wall Street
O destino das revoltas árabes está no reino do petróleo
Cheney, Rumsfeld e a obscura arte da propaganda
EUA usaram 11/9 para justificar guerras, diz Irã
O Estado, a crise e os bancos
A vergonha dos EUA exposta


Em agosto de 2008 Obama anunciou a saída do Iraque, sendo que a primeira etapa seria a retirada da missão de combate norte-americana, cerca de 90 mil soldados, em 31 de agosto. Segundo a Casa Branca, em setembro estariam no país 146 mil soldados norte-americanos em campo, responsáveis por treinar os cerca de 665 mil soldados e policiais iraquianos para conduzir operações contraterrorismo e proporcionar segurança temporária e controle.

Entre janeiro de 2004 e agosto de 2008, período mais sangrento da guerra, 77 mil iraquianos morreram. Os números sobre esse período foram divulgados discretamente no site do Comando Central americano no final de julho, mas chegaram à mídia somente no ano passado.

Segundo o Wikileaks, documentos "mostram que o conflito causou 285 mil vítimas, entre elas ao menos 109 mil mortos" entre 2003 e o fim de 2009, segundo as mesmas fontes. Dentre os mortos, 63% eram civis. O banco de dados público Iraq Body Count aponta que o número de civis mortos desde 2003 varia de 98.252 e 107.235.

_______________________ .

PITACO DO ContrapontoPIG.

... e pensar que a guerra do Iraque foi justificada com mentiras deslavadas como a participação do Iraque no atentado das Torres Gemeas e a existência de "armas químicas de extermínio" naquele país.

A hipocrisia total e a sede americana incontrolável por petroleo, foram responsáveis pela morte de algumas centenas de milhares de vidas, pela destruição do país e pela pilhagem de suas riquezas.

Próximo episódio da novela "não vale a pena ver de novo": Líbia..
.
_______________________

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista