terça-feira, 5 de março de 2013

Contraponto 10.601 - "Cotistas e não cotistas têm notas semelhantes"

.
05/03/2013
 

Cotistas e não cotistas têm notas semelhantes

 
Do Jornal O Povo (CE) 5/3/2013



Estudantes que entraram na Universidade Federal do Ceará pela Lei das Cotas têm bons resultados em relação à ampla concorrência
 

UFC  - Universidade Federal do Ceará              MAURI MELO
   
Em agosto do ano passado, estudantes de instituições públicas de ensino manifestaram-se em frente à Reitoria da UFC, pedindo

A diferença entre as notas dos candidatos matriculados vindos das cotas e as da ampla concorrência é muito pequena, segundo balanço parcial da primeira seleção de estudantes para a Universidade Federal do Ceará (UFC). Este foi o primeiro ano em que foi aplicada a Lei das Cotas, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em alguns cursos, alguns bem procurados por candidatos de todo Brasil, os cotistas alcançaram melhores notas.

O reitor da UFC, Jesualdo Farias, ponderou uma análise empolgante diante dos 795 alunos cotistas. “Ficamos felizes, mas só vamos poder fazer uma melhor análise da situação quando as aulas começarem, depois do primeiro semestre. Em tese, são os 12,5% melhores estudantes da escola pública”, diz, referindo-se ao percentual escolhido pela universidade para cumprir a Lei. “A partir desse resultado, vamos projetar o futuro e a possibilidade de dispormos 50% (das vagas) às cotas. Penso que uma avaliação mais justa só possa ser feita quando alcançarmos esse percentual”, acautela Jesualdo.

Os resultados referem-se aos matriculados a partir das 1ª e 2ª chamadas do Sisu. Segundo o titular da Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (Copic) da UFC, Miguel Franklin, os dados são referentes a 75% das vagas oferecidas pela UFC, neste e no próximo semestre: “Ainda não fechamos a mensuração com a inclusão dos estudantes que entraram pela lista de espera”.

Há motivos para comemorar, de acordo com o professor Humberto Mendes, diretor de uma das instituições públicas que mais aprovam nos vestibulares, a Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, no Bairro de Fátima. Humberto diz que o número de universitários federais advindos da escola aumentou mais de 40%: “Nossa média é de 18 aprovados. Neste ano, 26 estudantes passaram (na UFC). É uma forma de democratizar o ensino superior”.

Pelas cotas, o estudante José Carlos Nogueira, 20, conquistou vaga no curso de Engenharia Civil: “É a realização extrema de um estudante de escola pública. Já tinha tentado antes. Sei que vou entrar na universidade para colaborar”. Conforme dados do Ministério da Educação (MEC), a UFC não está entre as instituições que apresentaram as 20 maiores diferenças entre as notas da ampla concorrência e a nota dos cotistas.

ENTENDA A NOTÍCIA

A Lei federal nº 12.711/2012 versa sobre a reserva de cotas para estudantes de escolas públicas, aplicadas ao ingresso de novos estudantes nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação. que o número de cotistas alcançasse 50% do total de vagas

Serviço
A finalização do resultado total da seleção da UFC deve sair nesta semana. Para obter mais informações, acesse o site:
www.prograd.ufc.br/sisu

MultimídiaO balanço das cotas sociais na UFC é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:
 Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (FM 95,5), o tema será discutido no programa Grande Jornal, às 9 horas, e/ou no programa Revista O POVO/CBN, às 15 horas. Na rádio Globo/O POVO, o tema será discutido no programa Manhã do POVO, às 10 horas.
 Para ver - A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 18h30min. Assista à programação pelo canal 48 (UHF), 23 (Net) e 11 (TV Show).
 Para ler e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no facebook (www.facebook.com/OPOVOOnline ) e no portal O POVO Online (www.opovo.com.br/fortaleza).

Cursos

Medicina (Fortaleza)
Ampla concorrência: 782,88
Cotista: 775,86
Diferença: 7,02

Direito (integral)
Ampla concorrência: 744,84Cotista: 723,58
Diferença: 21,26

Odontologia
Ampla concorrência: 727,60Cotista: 704,84
Diferença: 22,76

Psicologia
Ampla concorrência: 707,74Cotista: 713,48
Diferença: 5,74

Arquitetura
Ampla concorrência: 728,3L4: 710,02
Diferença: 18,28

Para cada curso, foi reservado 12,5% das vagas para cotistas. Entre eles, existiram quatro tipos de divisões das cotas. O POVO considerou a nota mais alta.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista