domingo, 22 de abril de 2018

Nº 23.939 - "GILMAR MENDES: MP E JUÍZES AMEAÇAM A DEMOCRACIA"

.

22/04/2018

GILMAR MENDES: MP E JUÍZES AMEAÇAM A DEMOCRACIA


Do Brasil 247 - 22 DE ABRIL DE 2018 ÀS 15:44

José Cruz/Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do STF, criticou a intervenção de setores do Judiciário, especialmente do Ministério Público Federal e de juízes da Lava Jato, na vida política do País; "A maior ameaça à democracia no Brasil não vem das Forças Armadas, e sim de corporações, como a polícia, o Ministério Público e agrupamentos de juízes", afirmou o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. A declaração foi dada no programa Frente a Frente, da Rede Vida; Gilmar questionou o discurso moralista da Lava Jato e citou o juiz Marcelo Bretas, que recebe auxílio-moradia

Do  Conjur - "A maior ameaça à democracia no Brasil não vem das Forças Armadas, e sim de corporações, como a polícia, o Ministério Público e agrupamentos de juízes", afirmou o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. A declaração foi dada no programa Frente a Frente, da Rede Vida.

O ministro disse que "não foi positivo" o efeito das declarações do comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, e de outros generais na véspera do julgamento pelo STF do pedido de Habeas Corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, militares criticaram a impunidade, em manifestações que foram interpretadas como uma ameaça aos ministros.

Porém, Gilmar Mendes apontou que as falas não significam que as Forças Armadas têm desapreço pela democracia. A seu ver, elas contribuíram para a construção na nova república, após a Constituição de 1988. A ameaça agora são "grupamentos de corporações", avaliou o magistrado.

"O Estado Democrático de Direito tem uma fórmula muito simples: todos estão submetidos à lei. Quando se começa a transformar a lei para o 'eu acho que', para se traduzir o sentimento social, a gente rompe com esses critérios. Em alguns momentos, a ameaça à democracia pode vir do Ministério Público", exemplificou.

Segundo Gilmar, práticas abusivas da operação "lava jato", como prisões provisórias alongadas sem justificativa ou detenções para forçar delações premiadas criam um efeito negativo no sistema.

"Isso passa a ter um efeito lá embaixo, em todos os locais. Tanto é que agora você tem o 'Moro do Rio de Janeiro', o 'Moro do Pantanal', o 'Moro do não sei o diabo'. Vai ter Moro assim, né?", destacou, referindo ao juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.


Além disso, o ministro questionou o discurso moralista daqueles que atuam na "lava jato". Ele citou que o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, e sua mulher recebem dois auxílios-moradia, mesmo morando juntos e tendo imóvel próprio — o que torna o benefício ilegal. E ressaltou que o episódio de Marcelo Miller, ex-procurador da República que é acusado de ter defendido a JBS enquanto ainda estava no Ministério Público Federal, mostra que há corrupção na operação.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista