domingo, 5 de agosto de 2018

Nº 24.715 - "Operação Macron no Brasil"

.

05/08/2018

Operação Macron no Brasil


Do Jornal O Povo (CE) - 00:00 | 05/08/2018

por Valdemar Menezes

Valdemar MenezesAlguns analistas entendem que o Brasil está sendo alvo de uma operação estratégica, eleitoral, semelhante a que colocou Emmanuel Macron à testa do poder, na França. Lá, como se sabe, diante da desmoralização política dos partidos tradicionais da direita e da esquerda (PSF) por terem aplicado o mesmo programa de austeridade contra a vontade dos cidadãos, forjou-se a criação de um candidato “outsider” supostamente não comprometido com a política tradicional, para encarnar a proposta neoliberal, radical. Em seguida, se insuflou a candidatura de Marine Le Pen, de extrema-direita, para levá-la ao 2º turno junto com a de Macron. O passo seguinte foi atiçar o medo dos franceses em relação a eventual governo neofascista, de extrema-direita. A chantagem forçou os eleitores mais apavorados a desaguar votos em Macron (uma grande parte, porém, se absteve, votou branco, ou nulo). Resultado: o capital financeiro conseguiu passar proposta de austeridade, nas urnas, e a demolição do Estado Social, o que seria impensável numa eleição normal.

CHANTAGEM

No Brasil, a estratégia para impor o programa neoliberal, rejeitado na eleição de 2014, exigiu, primeiro, a deposição do governo legítimo e sua substituição por um grupo acusado de fisiologista, corrupto, entreguista e antitrabalhista. Ato que foi seguido pela detenção da principal liderança popular do País (Lula), para evitar que fosse reconduzido ao poder. Essa é a convicção desses analistas.

Entretanto, o fracasso econômico e político do governo instalado (Temer) forçou o sistema a apelar para a estratégia Macron. Tentou-se um “outsider” (Luciano Huck, João Dória, Joaquim Barbosa). Não deu certo. Restou então aplicar apenas a parte essencial da estratégia macroniana: insuflar a extrema-direita bolsonariana, enquanto a direita tradicional tenta chegar a um candidato confiável, através do “Centrão” (possivelmente Alckmin).

ESCONDE-ESCONDE

Jair Bolsonaro cumpriu sua parte do plano, garantindo vaga no segundo turno. Contudo, é visto como desprovido de capacidade para gerir um programa tão complexo (desmonte do Estado Social brasileiro e a entrega das riquezas nacionais a grupos econômicos estrangeiros), embora concorde com ele. Se a estratégia macroniana tiver sucesso, os eleitores ficarão entre a cruz e a caldeirinha. Terão de escolher entre Bolsonaro e Alckmin. Já a candidatura de Henrique Meirelles é diversionista, “para enganar os trouxas”, segundo essa versão. Meirelles aparece como candidato de Temer para atrair as pancadas contra seu governo (mas, na verdade, o candidato de Temer é Alckmin ou alguém do “Centrão”). Eis o resumo da ópera: se Alckmin chegar ao 2º turno, o sistema desidratará a candidatura Bolsonaro, escancarando sua face bárbara. E aguardará que o medo funcione.

PAPA ATENTO

Não adianta tentar ignorar: a direita brasileira (inclusive a eclesiástica) está fula com a nova atenção dada pelo papa Francisco ao caso Lula. Ele recebeu, no Vaticano, o ex-chanceler Celso Amorim que lhe entregou um exemplar em italiano do livro “A verdade vencerá”, de autoria do líder preso, e retribuiu com uma mensagem espiritual e uma bênção, de próprio punho. O processo contra o ex-presidente - considerado farsesco pelo mundo jurídico democrático - bem como o panorama da ofensiva desestabilizadora de Washington contra governos progressistas da América Latina foram expostos ao pontífice, não só por Amorim, mas por outros personagens que estavam em sua companhia: o ex-ministro argentino Alberto Fernández e o ex-ministro chileno Carlos Ominami. O encontro ocorreu na Casa Santa Marta e teria durado mais de uma hora, não constando na agenda oficial do papa.

MOBILIZAÇÃO

O nervosismo político se apodera de Brasília, a bordo da suspeição de que estaria em andamento uma nova manobra anticonstitucional para barrar a candidatura Lula. Simultaneamente, uma greve de fome de apoiadores do ex-presidente, desencadeada à revelia deste, chega ao 6º dia. Os grevistas denunciam o Estado de Exceção, reivindicam o acatamento da Constituição pelo STF e defendem a liberdade imediata do líder petista e seu direito de se candidatar. Ao mesmo tempo, colunas do MST e de militantes de todo o País se dirigem à Brasília para acompanhar o registro da candidatura Lula, no próximo dia 15. Lá fora, o mundo observa. Atento. 


 Valdemar Menezes escreve aos domingos no Jornal O Povo

 .

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista