15/03/2019
Miriam Leitão: “Nova diplomacia encolhe o Brasil”
Do DCM - 15/03/2009
..................................Miriam Leitão. Foto: Reprodução/YouTube
Em sua coluna no jornal O Globo desta sexta-feira (15), a jornalista Míriam Leitão fala sobre os riscos que a diplomacia de Ernesto Araújo e Jair Bolsonaro trazem ao Brasil.
“Os riscos que a política externa corre neste momento são concretos. A bancada do agronegócio teme perder mercado na China, nosso maior parceiro. A ida do presidente Bolsonaro a Washington será boa por um lado, mas o perigo é o país tomar partido na guerra comercial e tecnológica com a China. O deputado Eduardo Bolsonaro representa no Brasil um movimento que se propõe a lutar contra a União Europeia, outro grande mercado brasileiro. A política externa está virando uma coleção de fios desencapados”, diz.
No texto, Leitão critica a influência ideológica no Itamaraty. “Entrevistei os dois diplomatas na Globonews. Abdenur, enquanto esteve na ativa, assumiu postos importantes como as embaixadas da China, Alemanha, Áustria e dos Estados Unidos. Tanto ele quanto o embaixador Paulo Roberto de Almeida foram críticos de posições tomadas na política externa dos governos do PT. Divergem agora dos caminhos adotados no governo Bolsonaro. A crítica é a mesma: a interferência da ideologia — antes de esquerda e agora de extrema-direita — nas relações externas”.
“Este governo, através de atos e palavras do presidente e do chanceler, da atuação do filho do presidente, e de um assessor internacional na Presidência sem qualificação para o cargo, tem espalhado ofensas contra diversos países. Isso em diplomacia tem consequência. A de encolher o Brasil”, conclui a jornalista.
.
Prebral sem to delovno mesto v celoti v zvezi s podobnostjo najnovejših in prejšnjih tehnologij, to je neverjetno članek.
ResponderExcluir