.
O fim da Folha
O fim da Folha
por Emerson Luis, no Nas Retinas publicado em 02 de agosto de 2009 às 16:05
Em tempos democráticos, a Folha de São Paulo está defendendo o fim da TV Brasil. Então eu tenho o direito de defender o fim da Folha.
Por quais motivos? Muitos. Primeiro pq a Folha se recusa a admitir que o jornalismo da TV Brasil rompe as fronteiras do preconceito de classe amplamente divulgado em textos do jornal Folha. Articulistas que, pelo status quo, defendem que os mais pobres não possam ter o Bolsa Família, programa que impediu que o Brasil afundasse na crise internacional, e que, mais recentemente, bateram de frente no projeto do Vale Cultura, que irá retirar da frente da TV milhares de pessoas que desejam ir ao cinema e teatro. Sim, vai mexer com o monopólio do entretenimento, capitaneado por parceiros da Folha como a TV Globo.
A TV Brasil está mostrando o Brasil que estes jornais não mostram. Diariamente o telejornal Repórer Brasil abre caminho para matérias das TVs públicas de outros estados, TVs universitárias e também do cidadão via quadro Outro Olhar. Quem precisa acabar? A TV Brasil ou a Folha?
A Folha mama nas tetas do Estado, o de São Paulo, do Governo Federal e de muitos outros estados que lá desembarcam seu dinheiro para obter status publicitário. Vamos falar a verdade: o meio papel está em franca decadência. A Folha imprime 200.000 exemplares por dia e a taxa de encalhe ninguém explica, nem o IVC. Uma impressão irrisória perto do poder de penetração da internet. É preciso saber de fato quanto de investimentos públicos vão para a Folha. A Secom precisa divulgar estes gastos por veículo e não de forma genérica, como faz em seu site.
O fato é que a Folha leva muito dinheiro público e não devolve nada para a sociedade em termos de serviço público. Deveria ser lei: parte do dinheiro público recebido atráves de verbas publicitárias deveria retornar à sociedade em serviços, como, por exemplo, impressões nas gráficas destas empresas de livros educacionais. Mas o estado brasileiro não exige a contrapartida, somente despeja dinheiro nestes jornais que perderam sua função perante a sociedade.
A Folha precisa acabar, ou se modificar profundamente. Pq? Simples. Foi o jornal da #ditabranda que emprestou carros para que os presos políticos no Brasil, durante a ditadura, fossem encaminhados para os porões da tortura. Antes disso, a Folha apoiou a queda do presidente João Goulart, abrindo assim caminhos para a ditadura se estabelecer no pais. É o jornal que também publicou, recentemente, a ficha falsa do DOPS sobre a ministra Dilma Roussef que circulava na internet como spam para atacar a ministra. Praticaram jornalismo canalha, sem averiguar as fontes, para atacar a ministra.
A TV Brasil é só o começo da mudança. Quem precisa acabar é a Folha e o seu jornalismo classista e servil. Deixem nos comentários mais motivos para o fim da Folha.
Clique aqui para ir ao Nas Retinas
.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista