quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Contraponto 12.534 - Sobe aprovação ao programa Mais Médicos


.
 07/11/2013

Sobe aprovação ao programa Mais Médicos, diz levantamento
 

Programa federal permite atuação de profissionais estrangeiros no país.
 

Do G1 - 07/11/2013 11h54 - Atualizado em 07/11/2013 13h11

Pesquisa foi encomendada pela CNT e realizada pelo instituto MDA.


Mariana Oliveira Do G1, em Brasília

Pesquisa do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta quinta-feira (7) mostra que subiu de 73,9% para 84,3% o percentual das pessoas que apoiam o programa Mais Médicos, que permite a vinda de médicos estrangeiros para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa foi lançado pelo governo federal em julho e que pretende atrair médicos para atuar nas periferias e no interior do Brasil.


Info Mais Médicos V7 3.9 (Foto: Editoria de Arte/G1)


Ao responderem a pergunta "O (a) sr (a) apoia o programa "Mais Médicos?", 84,3% afirmaram que "sim" e 12,8% disseram que "não". Dos ouvidos, 2,9% não sabem ou não responderam.

A pesquisa, que também apurou a avaliação do governo, ouviu 2.005 pessoas, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, em 135 municípios de 21 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A vinda de médicos estrangeiros é polêmica e criticada pelas entidades de médicos porque permite que profissionais que se formaram no exterior atuem no Brasil sem a necessidade de fazer o exame de revalidação do diploma, o Revalida, que permitiria ao médico atuar tanto no setor público quanto no setor privado.

No Mais Médicos, o governo concede uma autorização para que o estrangeiro só atue em um local específico e por tempo determinado. Segundo o Ministério da Saúde, isso possibilita que os médicos não troquem os locais mais carentes por outras regiões.

Para 66,8% dos entrevistados, os estrangeiros estão capacitados para atender a população brasileira. Outros 21,5% consideram que esses profissionais não estão capacitados. Dos ouvidos, 11,7% não sabem ou não responderam.

Além disso, 90,6% dos entrevistados disseram que não conhecem ninguém que já tenha sido atendido por um médico estrangeiro no "Mais Médicos". 6,1% conhecem alguém e a pessoa foi bem atendida.

Comportamento

O levantamento verificou também frequência com que as pessoas vão ao médicos, consumo de bebida alcoolica e prática de atividades físicas.

Entre os entrevistados, 31% disseram que só vão ao médico quando estão doentes e 20,9% disseram que vão duas vezes ao ano.

Dos ouvidos, 46,8% afirmaram que ingerem bebida alcoólica uma vez por mês e 30,7% disseram que bebem uma vez por semana. Entre os entrevistados, só 0,3% consomem álcool quatro vezes ou mais na semana. A pesquisa mostra que 16,6% dos entrevistados fumam contra 83,1% que não fumam.

O MDA apontou que 44,3% praticam atividade física, sendo que a principal atividade realizada é a caminhada (46,6%).
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista