terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Contraponto 13.398 - "Casal de médicos cubanos conta rotina após seis meses no sertão do Ceará"

.

25/02/2014

 

Casal de médicos cubanos conta rotina após seis meses no sertão do Ceará



Jornal Tribuna do Ceará - 25/02/2014

Apesar de estarem adaptados ao Ceará, logo que chegaram ao estado os profissionais foram agredidos verbalmente e chamados de 'escravos' por médicos brasileiros


Casal de cubanos na residência em Reriutaba (FOTO: Arquivo pessoal)
Casal de cubanos na residência em Reriutaba (FOTO: Arquivo pessoal)


Se alguns profissionais estão com dificuldade de adaptação no Programa Mais Médicos (dois, inclusive, desistiram), um casal de cubanos já se sente em casa. Eles tiveram a sorte de desembarcar em Fortaleza juntos, em agosto de 2013, e ainda atender a população da mesma cidade, Reriutaba, a 309 quilômetros de Fortaleza.

Isidro Rosales Castro, de 49 anos, e Esperanza Anabel Dans Leon, de 48, deixaram Cuba com a vontade de transformar a realidade do município, através do amor pela medicina. Eles iniciaram os atendimentos em setembro do ano passado. Enquanto Isidro trabalha no posto de saúde na zona rural da cidade, Esperanza atende em unidade na área urbana.

Os cubanos trabalham de segunda a sexta-feira, oito horas por dia, e oferecem atenção a toda população, que o médico faz questão de chamar de “nossa”. Eles realizam visitas domiciliares a grupos prioritários, como idosos, acamados e incapacitados, de acordo com as demandas da população e dos agentes comunitários.

Nos momentos de descanso, o casal volta para a residência, que – segundo Isidro – tem todas as condições garantidas pela prefeitura e pela Secretaria de Saúde do Estado. “As atenções por parte das autoridades locais são ótimas. Somos cinco médicos do programa, todos cubanos, e temos condições excelentes de moradia e de trabalho”, conta.

O dia a dia dos cubanos é bastante parecido com a rotina que levavam no país de origem. Trabalham segundo o planejamento e aproveitam o fim de semana para assistir a programas de televisão e sair para passear. “Temos muitas amizades que visitamos e nos visitam, conhecemos bastante o Ceará e suas praias maravilhosas, fundamentalmente Camocim”.

Calor e comida

O calor do estado “golpeou forte” o casal, como brinca o médico. Eles tiveram de se adaptar. O calor humano da terra ajudou. “Aqui é maravilhoso, nos sentimos como se fôssemos cearenses de toda a vida”, diz Isidro.

 Esperanza tenta aprender a cozinhar comidas típicas do Ceará (FOTO: Arquivo pessoal)
 Esperanza tenta aprender a cozinhar comidas típicas do Ceará (FOTO: Arquivo pessoal)


O que falta, no entanto, é Esperanza aprender a cozinhar uma verdadeira comida típica do Ceará. Ela ainda sente dificuldade em fazer os pratos mais admirados pelo marido, como feijoada, baião-de-dois e churrasco. “Eu faço muito pouco, mas vou aprender. Gostamos de churrasco, e eu adoro frango a parmegiana”.

O idioma português também não foi aprendido com perfeição pelo casal. O que importa é que médicos e pacientes se entendam, e a parceria está dando certo. Segundo Isidro, a comunicação com a população permite uma boa relação. “Idioma não se aprende em tão pouco tempo, mas estamos nos compreendendo mutuamente e isso permite uma relação positiva entre médico, equipe de saúde e paciente”, explica.

> LEIA MAIS

“Escravos da saúde”

No entanto, a adaptação não foi de todo fácil. Logo que chegaram à capital, os médicos fizeram parte do grupo agredido verbalmente e chamado de “escravo” por profissionais cearenses, na Escola de Saúde Pública de Fortaleza. “Fomos do grupo que, com muita dor, sofreu agressão na escola, mas com muito amor demonstrado pelo povo e autoridades de governo e de saúde, apagamos rapidamente esse impacto negativo”, relata Isidro.

O acolhimento dos que realmente precisavam da presença do casal foi tão grande que prevaleceu o amor, acima da segregação. “Fomos escravos sim, porém escravos da saúde. Por ela, faremos qualquer sacrifício, e aqui estamos, trabalhando para este povo que já é nosso também”.

Uma das renúncias foi ter de ficar longe da família, durante três anos. Realmente, contar com a presença do marido no trabalho, estando longe de Cuba e dos filhos, é um privilégio e uma vantagem para Esperanza. Os problemas são compartilhados, a rotina da vida se torna mais fácil, mas a saudade ainda bate.

“Nossos filhos estão com a minha mãe. Sinto muita falta”, admite a médica. “A saudade da família, dos filhos, e o amor à terra que tanto queremos bem, a nossa Cuba, afeta emocionalmente”, completa Isidro, deixando claro que falta a presença dos entes queridos para se sentir completamente em casa.


Isidro trabalha 8 horas por dia no município (FOTO: Arquivo pessoal)
 Isidro trabalha 8 horas por dia no município (FOTO: Arquivo pessoal)

A saudade ainda vai permanecer por dois anos e seis meses, que é o tempo que os médicos pretendem ficar na cidade que tanto gostam. Caso seja preciso permanecer no Brasil, o casal avaliará a solicitação. Afinal, os profissionais já moraram dois anos na Guatemala, de 2000 a 2002, e seis anos na Venezuela, de 2003 a 2009. “Levamos muito tempo oferecendo ajuda internacional a outros povos do mundo e achamos que já é hora de ficar perto da nossa família”, avalia o médico.

Sem obrigação

No Mais Médicos, o casal está em mais uma missão. Foram despertados para o programa a partir da imprensa. Sentiram necessidade de ajudar a garantir a cobertura médica na atenção básica dos municípios que não contavam com isso. “Geralmente, os médicos cubanos têm sentimento de solidariedade, de ajuda desinteressada a outros povos. Muitos de nossos profissionais já estiveram na África, na Ásia, nos países mais pobres da América Latina”, explica Isidro.

Talvez esse seja o motivo de o sistema de pagamento do programa não incomodar o casal. Eles foram contratados por um acordo entre Cuba e a Organização Pan-americana da Saúde, e não recebem os R$ 10 mil integrais. “Ninguém está aqui obrigado. O dinheiro é necessário, porém não define a vida nem a dignidade das pessoas que trabalham mais por amor que por benefícios pessoais”, garante.
Mais Médicos

Os profissionais recebem bolsa de formação e ajuda de custo pago pelo Ministério da Saúde. No Ceará, 154 municípios contam com médicos do programa. As cidades ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia. Conforme previsto no programa Mais Médicos, os médicos são selecionados para atuar durante três anos. Nesse período, os profissionais formados no exterior terão registro profissional emitido pelo Ministério da Saúde, que lhes dará o direito de atuar exclusivamente na atenção básica.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista