quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Contraponto 15.562 - "Contas no TSE fazem parte de estratégia de sangrar Dilma"

.
10/12/2014


Contas no TSE fazem parte de estratégia de sangrar Dilma


PT teme decisão negativa de Mendes, mas plenário dará palavra final


KENNEDY ALENCAR 9/12/2014
 

A possibilidade de rejeição ou de ressalvas às contas de campanha do PT e da presidente Dilma Rousseff deve ser entendida como parte da estratégia da oposição de sangrar o governo. Mais do que realmente evitar a diplomação de Dilma, esse imbróglio desgasta a presidente perante a  opinião pública e tira energia para governar.

Do ponto de vista formal, a recomendação dos técnicos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de rejeição das contas de 2014 de Dilma e do PT tem gravidade média. Principal razão: a decisão final será tomada pelos sete ministros do TSE.

No entanto, o Palácio do Planalto avalia que, antes da análise do plenário, poderá receber uma notícia ruim, porque o ministro Gilmar Mendes é o relator da prestação de contas. Mendes tem sido um crítido do PT e do governo.

Em conversa reservada, um ministro do TSE diz que irregularidades apontadas nas contas de Dilma e do PT poderiam também ser encontradas nas campanhas de Aécio Neves (PSDB) e de Marina Silva (PSB).

Nas contas petista, há uma história esquisita de um motorista sócio de uma empresa que recebeu uma bolada. Mas não é incomum que técnicos apontem falhas semelhantes ao analisar uma montanha de documentos das campanhas.

O plenário do Supremo vai decidir a questão. Nas últimas votações, Gilmar Mendes tem ficado em minoria no TSE. No entanto, do ponto de vista político, Dilma sangra politicamente com esse episódio.

ver mais
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista