segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Nº 22.597 - "Quem é a juíza (sic) que não quer show na mega-ocupação"

.

30/10/2017



TRF4 manda soltar gerente da Petrobrás que Moro prendeu porque… não havia provas




Do Cafezinho - 30/10/2017 Escrito por Miguel do Rosário, Postado em Redação




Desta vez, nem o “padrinho” e amigão de Moro, o desembargador Pedro Gebran Neto conseguiu manter uma das prisões ilegais e arbitrária decretadas por Sergio Moro contra um gerente da Petrobrás.É uma coisa grotesca.
A razão, usada por Moro, para prender o sujeito é que a justiça não tinha encontrado provas de sua corrupção.
É assim no regime de exceção.
Solta ladrão preso com mala de 500 mil reais.
Solta ladrão preso com helicóptero com 500 quilos de pasta de cocaína.
E manda prender um sujeito porque não se descobriu nenhuma “conta secreta”.
A presunção de inocência, o valor da liberdade, que se danem!
A única maneira de se salvar, no regime de exceção criado pela Lava Jato, é dedurando alguém, em geral com uma mentira, para que a história se ajuste na narrativa da procuradoria. Tipo: “pacto de sangue”.
***
No Conjur
Desembargador do TRF-4 concede Habeas Corpus a ex-gerente da Petrobras
29 de outubro de 2017, 17h45
A não identificação de eventuais contas secretas ou do destino dos valores recebidos ilicitamente pelo réu não justifica a prisão preventiva para garantir a ordem pública. Com base nesse entendimento, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região João Pedro Gebran Neto revogou, na sexta-feira (27/10), a prisão preventiva do ex-gerente da Petrobras Luís Carlos Moreira da Silva.
Ele teve a medida cautelar decretada pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, em sentença proferida no dia 20. O réu foi condenado a 12 anos de reclusão por corrupção e lavagem de dinheiro.
A defesa impetrou o Habeas Corpus na última terça-feira (24/10) alegando que não há nada nos autos que indique que o réu tenha obstruído as investigações, nem indícios de risco de fuga.
Os advogados argumentaram ainda que faltam provas suficientes de materialidade e autoria e que a alegação de que existiriam contas secretas com valores de suposta vantagem financeira ainda não encontradas não justificam a medida cautelar, visto que tais contas não existiriam e levariam Silva a uma “prisão perpétua”.
Segundo Gebran, ainda que seja justa a preocupação do juiz de primeira instância, não é motivo para prisão preventiva a não identificação de eventuais contas secretas ou do destino dos valores recebidos ilicitamente por Silva.
O desembargador também frisou que não está presente o risco de reiteração delitiva e que, em relação à aplicação da lei penal, embora exista a possibilidade de não ser feita a recuperação integral do produto do crime, isso não leva à conclusão de que Silva poderia fugir antes do trânsito em julgado do processo.
Gebran ressaltou que o risco à instrução do processo apontado no fato de o réu ter deletado mensagens de teor incriminatório não justifica a prisão antecipada, pois tais provas já existiam antes de proferida a sentença.
“Para a decretação da medida extrema da prisão antes da condenação definitiva, os riscos devem ser concretos e decorrentes de atos do réu, o que não visualizo no caso”, concluiu o desembargador. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-4.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista