terça-feira, 27 de outubro de 2009

Contraponto 559 - As ameaças e as entranhas da Globo


27/20/2009

O "excolegaglobo"

Luiz Carlos Azenha - Viomundo Publicado em 26 de outubro de 2009 às 21:50
Atualizado em 26 de outubro de 2009 às 22:03

Há um ser que se intitula assim e que tem enviado mensagens ameaçadoras aos jornalistas Rodrigo Vianna e Marco Aurélio Mello.

Ele usa o endereço "excolegaglobo@hotmail.com".

Convido você, caro leitor, a mandar uma mensagem resposta a ele. E a me ajudar a procurá-lo no mundo digital. Da mesma forma que o Nassif achou o assessor da Soninha -- e o levou aos tribunais --, quero achar esse cara.

Uma mensagem "light" dele, na tentativa de intimidar o Marco Aurélio:

segura o rojão. ouvi aqui dentro que sua situação jurídica é muito frágil. vc sofrerá uma avalanche de processos, e todos apostam aqui que vão ganhar. e você terá de ter muitos recursos para se defender. a Record vai bancar vc? Mesmo que seu constitucionalista lhe garanta que está tudo bem, vc terá de responder ás iniciais. Isso dá um trabalhão. Se cuida.

Vá ao Escrevinhador, do Rodrigo Vianna

Acompanhe a imperdível série do Marco Aurélio sobre os bastidores da "poderosa"

Comece a ver abaixo

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27/20/2009



Marco Aurélio Mello - DoLaDoDeLá 26.10.09

A hegemonia das organizações, até recentemente, era construída assim: O comitê formulava a tese e os diretores espalhavam as 'verdades'. O que saía nos jornais virava notícia imediatamente no país inteiro (uma onda). A rede de emissoras de rádio, colunistas e jornais associados tratavam de replicar o conteúdo. A esse 'fenomeno' Franklin Martins deu o nome de 'efeito pedra no lago'. Mas de 2004 em diante alguma coisa começou a dar errado nessa estrutura de 'difusão da verdade'. Conforme a economia era irrigada - agora sem políticas clientelistas - as pessoas passaram a adquirir certa autonomia. Pouca, é verdade, mas alguma. A informática e a internet contribuiram muito para criar 'os fiscais' dos 'fiscais convencionais', que é como a mídia tradicional se arvora em chamar-se. Em 2006 o plano foi posto à prova. Eles estavam convictos de que conseguiriam impor seu candidato. Para isso, o projeto político começou um ano antes. Os parlamentares da oposição 'faziam o governo sangrar'. Os colunistas foram orientados e encontrar um 'viés' negativo no noticiário. Por exemplo: Se o país estava vendendo muito computador, era um risco, porque o endividamento da população poderia levar a um enorme calote, o que servia, em contrapartida, para justificar o 'spreed' bancário, que aumenta significativamente os ganhos dos bancos que assim, podem patrocinar os eventos televisivos. Mas o mundo mudou e o plano não deu certo. Para quem sempre teve tudo o quis, perder é difícil. Só que perder faz parte da vida. Simples assim!
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PITACO DO ContrapontoPIG


Numa série de posts, com a necessária cautela, Marco Aurélio Mello de Blog DoLaDoDeLá mostra as entranhas da Globo.
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