29/10/2009
Vocês pediram, então aí vai mais uma da série faz de conta.Marco Aurélio Mello - Doladodelá 28.10.09
Era uma reportagem de fôlego. O ponto de partida: uma pesquisa, obtida com exclusividade, em 2004. Estabelecia uma relação direta entre abuso de álcool, sobretudo de cerveja, e índices de violência, criminalidade e saúde pública. Produtores foram a campo e coletaram flagrantes de ameaças, brigas e confusões, principalmente em bares que funcionam à noite nas regiões mais violentas de São Paulo, à época: Jardim Ângela, Capão Redondo, Parque Santo Antônio e alguns bairros da Zona Leste. Depois de editada, era o tipo de matéria que serviria para abrir o telejornal antes da novela, com o apresentador dizendo, de voz cheia: - Exclusivo! Nossos repórteres mostram como o abuso de álcool se transformou na maior doença do país. Mas o vídeo tape foi vetado para a exibição, foi para o freezer, no jargão. No diálogo que um dos produtores travou com o Guardião da Doutrina da Fé, ouviu o seguinte argumento: - Não podemos exibir uma reportagem assim, sabendo que a indústria de bebidas é a maior anunciante da casa e dona de cotas de patrocínio dos principais eventos esportivos que transmitimos. É um tiro no pé! E vai que algum deputado 'maluco' resolva propor uma lei que proíba a propaganda de bebida na TV? Já não basta o que eles fizeram com a indústria de cigarros... Um exemplo cristalino de como um interesse público pode dar lugar a interese comerciais de certas organizações, e pior, de como a imprensa pode deixar de atender às exigências de uma sociedade que clama por paz. Agora, mesmo que fosse ficção, que falta faz um deputado 'maluco', desses que legislam de olho nos interesses da nação, e não nos de um grupo econômico qualquer? O álcool é hoje a principal causa de violência doméstica (disse, ouviu rainha? violência do-més-ti-ca), pedofilia e outros crimes violentos, como assassinatos. Mas acho que nossa sociedade ainda não está preparada para 'Apreciar com Moderação' a concessão de serviço público. Que pena...
27.10.09
Nós, gestores do blog DoLaDoDeLá, vimos por meio desta, na figura de Marco Aurélio Mello, 43 anos, brasileiro, jornalista, casado, com residência fixa em Vinhedo, no estado de São Paulo, outorgar direito amplo e irrestrito de resposta a todo brasileiro ou estrangeiro, residente no país, que tenha se sentido alcançado por calúnia, injúria, ou difamação pelas postagens publicadas pelo autor, ainda que por reiteradas vezes houvesse este, por bem, ressaltado o caráter ficcional da obra. Mas, caso o texto guarde alguma correspondência com fatos verdadeiros, e passíveis portanto de comprovação por confrontação, está consagrada a concessão do mesmo direito. Basta apenas que o requerente envie a solicitação por e-mail, em que conste: nome completo, idade, profissão, estado civil, local de residência, telefone para contato e fotografia digital, em arquivo anexo (livre de vírus ou spyware). Não se exige limites de caracteres. Os gestores se reservam no direito de não publicar ofensas, nem ao autor, nem a pessoas com as quais mantém relacionamento, pessoal ou profissional. O prazo para a publicação será de até 72 duas horas a partir do recebimento da solicitação. Sem mais, subscrevemo-nos, Atenciosamente, DoLaDoDeLá.
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PITACO DO ContrapontoPIG
Numa série de posts, com a necessária cautela, Marco Aurélio Mello do Blog DoLaDoDeLá mostra as entranhas da Globo. Veja o Contraponto 559 - "As ameaças e as entranhas da Globo", e acompanhe o Blog DoLaDoDeLá
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