sábado, 17 de abril de 2010

Contraponto 1944 - Estaleiro no Ceará construirá 8 navios para a Transpetro

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17/04/2010


Promar vence licitação, mas falta definir local


O projeto de construção do Promar Ceará
está orçado em US$ 130 milhões e já possui
financiamento aprovado pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM)

Estima-se a criação de 1,5 mil empregos diretos
na construção dos navios
Marília Carmelo


Diário do Nordeste (CE) 17/04/2010

Sérgio de Sousa
Repórter

A empresa concluiu a negociação de preço, fechando contrato no valor global de US$ 536 milhões pelos navios

Como já era esperado, o estaleiro Promar Ceará venceu a licitação da Transpetro para a construção de oito navios gaseiros dentro do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). A empresa concluiu a negociação de preço, fechando contrato no valor global de US$ 536 milhões pelas embarcações. Agora, terminada esta etapa, a vencedora tem que correr para resolver a maior pendência ainda existente para o novo empreendimento: o local para sua instalação.

O Promar precisa assinar contato com a Transpetro até o dia 30 de junho, conforme antecipou o Diário do Nordeste com exclusividade, e para isso, precisa ter o documento de posse do terreno e a Licença Prévia da nova indústria naval em mãos.

"Agora vamos começar a corrida. O problema maior é a definição da área, mas espero que nesta semana que vem a gente tenha uma solução final. Estou tentando agendar uma reunião com o governo", afirma o presidente da PJMR - empresa que encabeça o Promar Ceará -, Paulo Haddad. Ele declara que a empresa não pensa em nenhum ´Plano B´, ou seja, em um outro Estado para transferir o projeto, caso as negociações não avancem no Ceará. "Eu quero pensar somente no Plano A, que é o Ceará", disse, ressaltando que o território cearense é o interesse da empresa, mesmo que em outra locação que não o Titanzinho, para onde o estaleiro está previsto. Segundo ele, resolvida a questão da localização, a aquisição da Licença Prévia será mais fácil. "Esta licença é mais rápida, é uma análise ambiental afirmando se o empreendimento pode ou não ser instalado em tal lugar", garante.

A PJMR é a mesma empresa que organizou a criação do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, hoje o maior em seu hemisfério, e que possui a mais ampla carteira de encomendas junto à Transpetro. O projeto de construção do Promar Ceará está orçado em US$ 130 milhões, e já possui financiamento aprovado pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM).

Transpetro

De acordo com a Transpetro, o prazo estipulado para o contrato é necessário para cumprir o cronograma do Promef, que prevê a entrega do primeiro gaseiro até junho de 2013.

O presidente da estatal, o cearense Sérgio Machado, não se pronunciou sobre o resultado, mas a empresa lançou uma nota onde ressalta que, seguindo as premissas básicas do programa de modernização da frota, o local de instalação do novo estaleiro "pode ser em qualquer ponto do território nacional, desde que possua as condições técnicas mínimas necessárias para atender a Transpetro com os preços e os prazos acordados".

"Para cumprir estas condições técnicas, o terreno onde será instalado este novo estaleiro deve possuir área abrigada, sem grandes variações de maré, com 700 metros de frente para o mar e calado mínimo de 8 metros, acesso ao mar seguro (canal e bacia de manobras), infraestrutura local (acesso portuário, rodoviário e ferroviário), e ser próximo a centros urbanos, devido à disponibilidade de mão de obra", informa a estatal. No caso do Promar Ceará, que construirá navios de médio porte e unidades de apoio off-shore, a área prevista do terreno é de um milhão de metros quadrados.

Nesta licitação, foram reunidos em um único lote todos os gaseiros que compõem o Promef, sendo quatro de 7.000 m³, dois de 12.000 m³ e dois de 4.000 m³. Conforme as regras do programa, a construção destes navios será feita com um índice mínimo de nacionalização de 70% na utilização de mão-de-obra e na compra de equipamentos e serviços.


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DIRETOS E INDIRETOS
Previstos 10 mil novos empregos


Fac-símile da edição de 14/04/2010, quando o Diário antecipou,
com exclusividade, assinatura do contrato até junho
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Transpetro divulga expectativa da geração de empregos diretos e indiretos na construção e operação do estaleiro

De acordo com a Transpetro, a instalação do novo estaleiro implicará na criação de mais de 10 mil empregos, entre diretos e indiretos. Os postos formais de trabalho somarão 2.700, e serão gerados na edificação do estaleiro (1.200) e na construção dos navios (1.500). Este vem sendo o maior argumento para a instalação do Promar Ceará na praia do Titanzinho, onde se encontra a comunidade do Serviluz, uma das mais pobres da capital cearense.

Levando em conta os planos da Transpetro, o Promar Ceará ainda tem como brigar por várias outras encomendas que devem ser feitas ao mercado nos próximos anos, em virtude da crescente demanda por transporte marítimo no Sistema Petrobras, que acompanha o aumento da produção nacional de petróleo e gás. A Transpetro já declarou oficialmente que irá desenvolver novas etapas do Promef, "ampliando as encomendas de navios à indústria naval brasileira, a fim de atender a crescente demanda por transporte marítimo". "Nesse sentido, a estatal planeja lançar o Promef III até o fim de 2010", diz a empresa em nota.

Dentro do Promef I e II, está prevista a construção de 49 embarcações em território brasileiro, dos quais, 41 já foram licitadas, contando com os gaseiros vencidos pelo Promar Ceará. Até agora, já foram criados 15 mil empregos diretos no Brasil a partir dessas encomendas, e pretende-se chegar a 40 mil. (SS)
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