.
11/04/2011
Da Carta Maior - 10/04/2011
Segundo as primeiras pesquisas de boca de urna, o candidato da esquerda, Ollanta Humala, obteve mais de 30% dos votos e deverá disputar o segundo turno previsto para 5 de junho. O segundo lugar é disputado por Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, e pelo ex-ministro Pedro Pablo Kuczynski, que, segundo as pesquisas de boca de urna, obtiveram cerca de 20% de votos cada, com uma ligeira vantagem para Keiko.
Página/12
De acordo com a empresa Ipsos Apoyo, Humala tem 31,6%, contra 21,4% de Fujimori e 19,2 do liberal Pedro Pablo Kuczynski. Outro instituto, CPI, deu 33% para Humala, 22% para Fujimori e 19% para Kuczynski. Outro ainda, Datum,m apontou os seguintes números: Humala 33,8%, Fujimori 21,3% e Kuczynski 19,5%.
As pesquisas de boca de urna, segundo advertiram seus próprios realizadores, costumam ter margens de erro de até mais de três por centro, de acordo com os índices históricos. O diretor de Ipsos Apoyo, Alfredo Torres, explicou que nas pesquisas de boca de urna, quando a vantagem não supera a casa dos três pontos, deve-se considerar como um empate técnico.
Os candidatos presidenciais Ollanta Humala, Keiko Fujimnori e Pedro Pablo Kuczynski, foram os três primeiros aspirantes à presidência do país a votar na manhã deste domingo. Enquanto isso, a votação desenrolou-se em ordem em todo o país, sem que fossem registrados incidentes de grande importância, conforme informaram as autoridades eleitorais.
O primeiro dos candidatos a votar foi o nacionalista Ollanta Humala, que o fez na sede da Universidade Ricardo Palma, no distrito de Santiago de Surco, onde chegou acompanhado por sua esposa Nadine Heredia. Humala foi saudado por um grupo de simpatizantes e escutou também algumas hostilidades – ainda que menores – de eleitores dos outros candidatos.
A direitista Keiko Fujimori também votou cedo e entrou na fila como uma eleitora comum na sua seção eleitoral em um colégio localizado também em Santiago de Surco. Já o liberal Kuczynski, conhecido popularmente como PPK, foi o terceiro candidato a votar. Ele compareceu ao Colégio San Augustin no distrito de San Isidro, de onde se retirou sem fazer declarações em meio a declarações de apoio.
O ex-presidente centrista Alejandro Toledo e o ex-prefeito de Lima, Luis Castañeda, votaram por volta do meio dia. Antes de votar, os candidatos presidenciais mantiveram a tradição de tomar o café da manhã com jornalistas peruanos, oportunidade que aproveitaram que fazer os clássicos a que os eleitores votassem massivamente e em paz.
Tradução: Marco Aurélio Weissheimer
.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista