terça-feira, 26 de abril de 2011

Contraponto 5254 - "Horror: EUA detiveram 30 doentes mentais presos em Guantanamo"

.
26/04/2011

Horror: EUA detiveram 30 doentes mentais presos em Guantanamo


Do Tijolaço - 26/04/2011

Brizola Neto

Cada revelação que surge sobre a prisão de Guantanamo aumenta o horror sobre o que o Governo dos EUA fez ali. Hoje, o jornal El País revelou , com documentos obtidos pelo Wikileaks e revelados pelo El País, cerca de 30 detidos em Guantánamo sofriam de doenças mentais e vários tentaram suicidar-se diversas vezes. Três deles conseguiram.

O jornal espanhol revela que a relação entre os guardas e os prisioneiros eram marcadas pela violência e que os responsáveis pelos interrogatórios eram soldados obcecados por descobrir o paradeiro de Bin Laden.

Os documentos a que o El Pais teve acesso demonstram que 30 presos de Guantanamo sofriam de «doenças do foro psiquiátrico, transtornos de personalidade, depressões profundas», esquizofrenia e problemas de consumo de drogas. Apesar desses transtornos terem sido comprovadas por avaliação médica, os doentes permaneceram presos e impedidos de voltar aos países de origem durante anos.

O diário espanhol conclui que, mesmo em casos de doença extrema, a procura de informação foi sempre colocada acima da saúde dos indivíduos.

Deplorável o comunicado divuldago hoje, pela Casa Branca, de que o Governo americano está “decepcionado” porque o diário americano “The New York Times” e outros jornais pelo mundo terem divulgado as monstruosidades de Guantanamo.

Obama fez uma promessa: a de fechar essa prisão ilegal. Mantê-la é que é um crime, não o ato de revelar o que se passa lá.

Quem faz coisas assim - ou tolera que façam, impunemente – não tem autoridade para falar em direitos humanos em parte alguma do mundo.

_________________________

PITACO DO ContrapontoPIG.

E o Presidente Obama - Premio Nobel da Paz - que apesar de ter prometido em campanha acabar com a prisão de Guantánamo, nem se manifesta. Está ocupado com outra "guerrinha" .alí na Líbia...

.___________________________

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista