terça-feira, 3 de maio de 2011

Contraponto 5292 - "Temos ainda 16,27 milhões para tirar da miséria. E já!"

.
.
03/05/2011


Temos ainda 16,27 milhões para tirar da miséria. E já!

Do Tijolaço - 03/05/2011


“A pobreza extrema ainda atinge quase um brasileiro a cada dez, portanto será necessário um esforço muito grande para acabar com uma das piores mazelas que acumulamos ao longo dos anos”. A frase, do presidente do Ipea, Márcio Pochmann, define o desafio que o Governo Dilma tem pela frente em seu compromisso de erradicar a miséria no Brasil e que foi quantificado hoje, com, a apresentação dos dados do IBGE sobre o número de pessoas que vivem abaixo do que foi estabelecido como “linha da miséria”: renda individual de menos de 70 reais mensais.

Eu chamaria de “linha da indigência”, mas não posso deixar de reconhecer que só a disposição de tirar estes milhões de homens e mulheres desta situação será mais que um grande e necessário feito para o país. Será, antes, um dever.

Você pode ver aí no gráfico que grande parte (59%) dos nossos irmãos nesta condição de abandono são do Nordeste. E 70% das pessoas deste contingente são pardas ou pretas. Metade tem até 19 anos e, entre estas, as crianças são a maioria.

E pensar que tem gente tão má e desumana que fala em “conter o crescimento econômico” diante da necessidade de dar a estas pessoas um patamar humano de existência.
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista