sexta-feira, 24 de junho de 2011

Contraponto 5610 - "Estados Unidos fazem ameaça à Venezuela"

.
.24/06/2011

Estados Unidos fazem ameaça à Venezuela

Os EUA "bebem" 1,2 milhão de barris de petróleo todos os dias

Do Tijolaço - 24/06/2011

Os Estados Unidos assumiram um tom de aberta hostilidade hoje contra o governo venezuelano. Os americanos já haviam imposto sanções à petrolífera venezuelana, a PDVSA, por manter negócios comerciais com o Irã, no último dia 24.

Agora, subiram o tom:

Estados Unidos continuam vigiando a Venezuela e “nenhuma opção está fora de la mesa” quanto a sanciones contra ogobierno de Hugo Chávez , disse Kevin Whitaker, do escritório para América Latina do Departamento de Estado em uma audiência hoje no Congresso americano.

Um dos deputados chegou a pedir que o governo declare embargo às compras do petróleo venezuelano.

O chefe da subcomissão para América Latina de la Câmara dos Deputados, diz a AFP, o republicano Connie Mack (Florida), insistiu para que Venezuela seja classificada como “Estado patrocinador del terrorismo”, título que Estados Unidos dão a Cuba, Irã , Sudão e Síria.

Mas o coordenador de antiterrorismo do Departamento de Estado, Daniel Benjamin recusou a ideia.Não mencionou, é claro, que os EUA “bebem” 1,2 milhão de barris de petróleo venezuelano todos os dias.

Sua explicação foi de que isso poderia ser usado políticamente por Chávez “como um ataque contra seu governo” e apelar ao “sentimento nacional”.

E não é um ataque ao seu governo?

Na mesma ocasião em que se puniu a PDVSA por fazer negócios com o Irã, outras sete empresas foram sancionadas.

PCCI (Jersey/Irã), Real Oyster Group (Emirados Árabes Unidos), Speedy Ship (Emirados Árabes Unidos), Tanker Pacific (Singapura), Ofer Brothers Group (Israel) y Associated Shipbroking (Mônaco), foram penalizadas pelo mesmo tipo de negócio com os iranianos que a PDVSA, mas ninguém foi chamado de “patrocinador do terrorismo” por isso.

______________________.

PITACO DO ContrapontoPIG.

Os EUA já estarão procurando lugar para onde mandar as tropas que estão vindo do Afganistão?

______________________

._______

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista