quinta-feira, 3 de abril de 2014

Contraponto 13.673 - "Base governista apresenta estratégia com CPMI que também investiga PSDB e PSB"

.
03/04/2014

Base governista apresenta estratégia com CPMI que também investiga PSDB e PSB


Jornal GGN - O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), anunciou agora há pouco no Plenário do Senado, que já arrecadaram assinaturas suficientes para a criação de uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para investigar denúncias da Petrobras, contratos dos Metrôs de São Paulo e do Distrito Federal, a construção do Porto de Suape, em Pernambuco e contratos na área de tecnologia digital.

A medida da base governista foi seguir a estratégia da presidente, Dilma Rousseff, ao lado do novo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, e a bancada do PT no Congresso, de não deixar que a CPI da Petrobras desgaste a imagem do PT nas campanhas eleitorais deste ano.

A CPMI levantada por Pimentel traz as assinaturas de 219 deputados e 32 senadores. O anúncio do senador foi feito ao lado dos deputados Vicentinho (SP), líder do PT, e  Arlindo Chinaglia (SP), líder do partido na Câmara. A intenção é que o requerimento seja lido na sessão do Congresso marcada para o dia 15 de abril.

A CPMI deverá abranger um leque de investigação longo: denúncias de corrupção, desvio de dinheiro público, fraude em licitações, lavagem de dinheiro, formação de cartel e remessa ilegal de dinheiro no exterior.

Além da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobrás, e o lançamento de plataformas inacabadas e pagamento de propina a funcionários da estatal – que consequentemente interferem a imagem do PT pré-campanha –, as investigações caminharão para as irregularidades da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, governo de Eduardo Campos – e, portanto, atingindo a imagem do candidato –, como também os contratos de trens e metrôs de São Paulo: interferindo na candidatura tucana.

A data marcada para a leitura do requerimento de abertura da CPMI irá ocorrer no mesmo dia da apresentação da proposta para a CPI da bancada de oposição, com investigação mirada apenas para o caso da Petrobrás.

Mesmo tratando de um assunto estadual, Pimentel justificou por que os sistemas de trem e metrô de São Paulo devem ser investigados no âmbito de uma CPMI: “Os recursos que foram destinados para viabilização daquele projeto nos últimos 20 anos são recursos do Orçamento Geral da União, são empréstimos do BNDES e são também empréstimos internacionais, com aval da União e aprovação do Congresso Nacional e, em especial, do Senado Federal”, disse.

Contrariando as intenções de Dilma Rousseff, o Congresso abraçou motivações eleitorais para as investigações das Comissões.

Com informações da Agência Câmara e Agência Senado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista