.
11/07/2014
“MERCADO DE NOTÍCIAS” É BOM DE VER E DE PENSAR
Paulo Moreira Leite - 11 de agosto de 2014
Se
você já percebeu que há alguma coisa errada no jornalismo brasileiro,
recomendo entrar no primeiro cinema que aparecer à sua frente para
assistir “Mercado de Notícias,” de Jorge Furtado.
E vai ao fundo da questão ao retratar a construção da notícia como mercadoria – esse ente intercambiável, que se reproduz, se compra e se vende.
Estamos falando, basicamente, de dinheiro e propriedade. O protagonista da peça é um herdeiro jovem e rico, que não sabe direito o que fazer com a própria fortuna, até que é convencido por amigos a abrir um jornal – e é assim, com ambição de lucro e certa futilidade, que o filme começa, há quase quatro séculos atrás.
Mas “Mercado de Notícias” combina ficção dramática e documentário. Jorge Furtado ouviu o depoimento de 13 jornalistas brasileiros, que surgem na tela em aparições que nada têm de decorativas. Ajudam a debater valores, controles ideológicos e vexames recentes dos meios de comunicação, que permitem lembrar a dificuldade de se praticar, em casa, as lições e recomendações que são ponto de honra dos manuais de redação.
O filme nada contra a correnteza das banalidades convencionais para discutir o ponto político essencial: por que o jornalismo deixou de mostrar o país e o mundo em que vivemos?
A resposta não é fácil mas está lá, na tela.
(Ao lado de Janio de Freitas, Raimundo Rodrigues Pereiras, Mino Carta, Bob Fernandes, fui um dos 13 jornalistas entrevistados para o filme. Você pode ver, neste link, a íntegra de meu depoimento:
http://www.omercadodenoticias.com.br/entrevistas/#jornalistas/paulo-moreira-leite )
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista