quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Contraponto 14.368 - "Rafael Patto e a CPI da Petrobras"

 .

07/08/2014

 Rafael Patto e a CPI da Petrobras

 
O negócio é o seguinte: de um lado existe um governo e do outro lado existe uma oposição. Numa CPI, cada um faz o seu. Os representantes do governo têm um papel a cumprir e os da oposição têm outro. Ponto.

A Petrobrás é uma Estatal. Cabe ao governo protegê-la (protegê-la sobretudo da sanha entreguista e conspiratória daqueles que, enquanto governaram, tentaram afundá-la).

Se representantes do governo trocaram figurinhas com o pessoal da Petrobras que iria depor na CPI, não há nada de novo no front. Isso não faz da CPI um "teatro" ou uma "farsa", como alguns setores da imprensa chegaram a dizer. Além dos representantes do governo, há os representantes da oposição.

Esses sim poderiam fazer todas as perguntas-surpresa que quisessem. Poderiam tentar pegar no contrapé qualquer um dos interrogados.

O problema a meu ver consiste no fato de que a oposição não tem projeto. Não tendo projeto, não tem discurso. Sem discurso, não ganha eleição. Sem ganhar eleição, a única coisa que resta é atrapalhar a vida de quem ganha, tentando impedir o PT de governar. Nos tempos tucanos, quase não se conseguia instaurar CPIs no Congresso, como hoje ainda quase não se consegue nas assembleias legislativas de MG e SP, por exemplo, a despeito de tantas suspeitas de corrupção...

Teatro ou farsa seria o engavetamento do pedido de CPI. Mas a era dos Engavetadores ficou para trás. Só que, nem assim, a oposição consegue alguma coisa. Instaura a CPI e, como a CPI demonstra que as acusações eram infundadas, a última carta continua sendo a imprensa golpista.

Resumindo: a oposição não ganha eleição, depois dá um show de incompetência no Congresso e corre para as redações da futrica geral da nação.

Perdem nas urnas e depois não arrumam nada nas 1001 CPIs que inventam. O que resta? O golpe? Via imprensa? Via "tribunas da imprensa"? "Tristes trópicos"...

O Pré-sal é NOSSO!!!
O Brasil é de TODOS!!!
E é Dilma DE NOVO!!!
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista