sábado, 9 de setembro de 2017

Nº 22.257 - "Putin vence Trump de novo! Leilões cambiais serão em rublo na Venezuela"

.
09/09/2017


Putin vence Trump de novo! Leilões cambiais serão em rublo na Venezuela


Do Cafezinho - Escrito por Tulio Ribeiro, Postado em Tulio Ribeiro


(crédito Imagem: Sputinik )


 por Tulio Ribeiro

Diante a Assembleia Constituinte neste 7 de setembro o presidente Nicolás Maduro entregou 8 leis de seara econômica. Uma em especial deve balizar a geopolítica, já que o mandatário lança uma aproximação concreta com a Rússia ,China e Índia. A convertibilidade do bolívar a moedas como rublo , yuan e a rúpia atinge em cheio a utilização do dólar no país.

A iniciativa do novo sistema de pagamento lança a Venezuela rumo a independência do padrão dólar. A nação que tem Dipro como cambio oficial pra produtos de primeira necessidade , vai passar a fazer leilões cambiais pelo Dicom que inclui a maioria dos setores importadores , tendo parâmetro moedas distintas a estadunidense. Desta forma os leilões cambiais vão estar atrelados a Rússia e China que tem mais poder econômico e político, e por conseguinte produtos vendidos em suas moedas. Putin furou o bloqueio de Trump fazendo o maior acordo de fornecimento de alimentos a Venezuela, fato que vai gerar 600 mil toneladas de farinha de trigo entre setembro e dezembro deste ano. A China já está presente na maioria das grandes atividades do país e segue ampliando negócios.

Segundo o economista venezuelano Luis Gavazut, ¨a nova convertibilidade é um aprofundamento das relações nações eurasiáticas com o país latino-americano, lança um caminho para que outros possam seguir diante que os Estados unidos imprimem moeda sem o lastro que garantam seus títulos¨. Pode-se acrescentar a esta análise a condição da China como o maior credor mundial destes papeis, se decidisse quitar sua posição em dólar simplesmente quebraria o país da América do norte, incentivando este novo paradigma.

As cenas trazem mais um capítulo da ascensão da Rússia e China na América Latina. Trump ao insistir com o bloqueio a Venezuela, entrega geopoliticamente de vez o país de Bolívar a Putin e a Xi Jinping.




Fontes
www.vtv.gob.ve/uso-de-divisas-convertible-distintas-al-dolar-es-senal-de-independencia-sostuve-economista-luis-gavazut/

www.correodelorinoco.gob.ve/persidente-maduro-entrego-8-proyectos-de-ley-en-materia-economia-a -la-anc/

www.bcv.gob.ve

Autor


Túlio Ribeiro é graduado em economia,pós-graduado em História contemporânea,mestre em História Social e doutorando em¨ Ciencias para el Desarrollo Estrategico¨ na UBV-Caracas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista