quinta-feira, 10 de maio de 2018

Nº 24.093 - "Face mais civil da ditadura, Figueiredo autorizou execuções, com conhecimento de Geisel"

.

10/05/2018

Face mais civil da ditadura, Figueiredo autorizou execuções, com conhecimento de Geisel

Do Viomundo - 10 de maio de 2018 às 16h35



Memorando do diretor da Central de Inteligência Colby ao secretário de Estado Kissinger

Washington, April 11, 1974.

ASSUNTO

Decisão do presidente brasileiro Ernesto Geisel de continuar com execuções sumárias de subversivos perigosos sob certas condições

1. [1 parágrafo (7 linhas) não desclassificado]

2. No dia 30 de março de 1974, o presidente brasileiro Ernesto Geisel encontrou com o General Milton Tavares de Souza (chamado Milton) e com o General Confucio Danton de Paula Avelino, respectivamente o atual e o futuro chefe do centro de inteligência do Exército (CIE). Também presente estava o general João Baptista Figueiredo, chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI).

3. O general Milton, que foi o que mais falou, descreveu o trabalho do CIE contra alvos de subversão interna durante o governo do ex-presidente Emilio Garrastazu Médici. Ele enfatizou que o Brasil não pode ignorar a ameaça subversiva e terrorista. Neste sentido, o General Milton disse que cerca de 104 pessoas nesta categoria tinham sido sumariamente executadas pelo CIE durante o último ano. Figueiredo apoiava esta política e sugeriu sua continuação.

4. O Presidente, que comentou sobre a seriedade e os aspectos potencialmente prejudiciais desta política, disse que gostaria de estudar a matéria durante o fim de semana antes de chegar a uma decisão se deveria ou não continuar. No dia primeiro de abril, o Presidente Geisel disse ao General Figueiredo que a política deveria continuar, mas que grande cuidado deveria ser tomado para ter certeza de que apenas subversivos perigosos fossem executados. O Presidente e o General Figueiredo concordaram que quando o CIE prendesse uma pessoa que se enquadrasse nesta categoria, o chefe do CIE deveria consultar o General Figueiredo, que deveria aprovar antes que a pessoa fosse executada. O Presidente e o General Figueiredo também concordaram que o CIE deveria se dedicar quase totalmente à subversão interna, e que as ações do CIE deveriam ser coordenadas pelo General Figueiredo.

5. [1 parágrafo (12½ linhas) não desclassificado]

6. Uma cópia deste memorando vai ser oferecida ao secretário de Estado assistente para assuntos interamericanos. Nenhuma outra distribuição está sendo feita.

W.E. Colby



PS do Viomundo: Figueiredo posteriormente foi escolhido para a “abertura lenta, gradual e restrita” da ditadura, a andar de braços dados com Roberto Marinho. Fica a pergunta: quem era o agente da CIA, que repassou a informação a Colby? Estava na sala?

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista