quinta-feira, 10 de maio de 2018

Nº 24.092 - "O fantasma neoliberal volta a apavorar a Argentina"

.

10/05/2018


O fantasma neoliberal volta a apavorar a Argentina


Do Nocaute - 8 de Maio de 2018



Por Eric Nepomuceno

Argentina tem um passado assustador com crise econômica. 2001, por exemplo, o país teve cinco presidentes em dois dias. O país quebrou, faliu. É o resultado de governos mentirosos que intentam aplicar de todos os meios aquela receita neoliberal que já fracassou no mundo.

Semana passada aconteceram dois desabamentos. Um aquele edifício em São Paulo, que revelou a falta de política habitacional agravada por todos os retrocessos do governo golpista desse micróbio ético chamado Michel Temer.

O outro desabamento aconteceu na Argentina e foi da economia. O peso se desvalorizou 15,6% em uma semana. Houve uma jornada quinta-feira, que eles chamam de quinta-feira negra e o peso desvalorizou quase 9% diante do dólar.

O que o micróbio lá deles, o Maurício Macri fez? Elevou a taxa de juros de 27% para 40% ao ano, em uma semana.

Argentina tem um passado assustador com crise econômica. 2001, por exemplo, o país teve cinco presidentes em dois dias. O país quebrou, faliu.

Até hoje a gente tropeça em Buenos Aires com motorista de táxi que eram, por exemplo, donos de fábricas de azeite e perderam absolutamente tudo.

Essa crise argentina vai ter reflexos aqui no Brasil, cuja economia está para lá de Marrakesh, no pior sentido possível.

O problema argentino é um problema de déficit fiscal e de mentira. Mentira, mentira e mentira. O Macri prometeu para esse ano, 2018, uma inflação de 15%. Nem o FMI acreditou nele, disse que ia ser de 20%. Na vida real, vai ser maior que 26%.

27% dos argentinos, o que quer dizer quase 12 milhões de pessoas voltaram para a pobreza extrema, para a miséria.

As consequências dessa crise de agora: primeira, corte em investimento e em gasto público. Com destaque para a chamada área social, educação, saúde, cultura, nem dizer.

A consequência número dois é a disparada da inflação. E a consequência número três é que o Macri, que já governa em minoria, vai derreter. O fantasma de 2001 volta a apavorar a Argentina.

É o resultado de governos mentirosos que intentam aplicar de todos os meios aquela receita neoliberal que já fracassou no mundo.

É muito parecido com o que acontece no Brasil. Com uma diferença fundamental, o Macri é presidente legítimo. Ele foi eleito. O Temer, hum. Outra diferença, o Macri, por enquanto, não está fugindo da polícia e nem tendo filha obrigada a prestar esclarecimento sobre dinheiros, digamos assim, nebulosos.


No resto, é tudo igual.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista