quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Nº 25.000 - "A caserna volta à cena"

.

20/09/2018

A caserna volta à cena


Do Nocaute - 19 DE SETEMBRO DE 2018 



POR ALINE PIVA

Resultado de imagem para aline piva nocauteA ameaça militar volta a pairar sobre a América Latina. E, mais uma vez, conta com o respaldo e endosso de organizações internacionais mais preocupadas em garantir a hegemonia dos Estados Unidos na região do que qualquer outra coisa – como Luis Almagro, o secretário-geral da OEA, faz questão de nos lembrar uma e outra vez.

Almagro: “Intervenção militar para derrotar o regime de Nicolás Maduro. Creio que não devemos descartar nenhuma opção”. 

Veja bem: estamos falando da autoridade máxima de um organismo de articulação continental não só referendando, mas ativamente trabalhando para que um país-membro tenha sua soberania violada através de uma agressão militar.

A declaração Almagro não é só ultrajante, mas é de uma irresponsabilidade que só os ignorantes com sentido de justicialismo conseguem ter. Se se tratasse de qualquer outro país, uma declaração desse nível causaria comoção generalizada. Mas vivemos tempos sombrios, onde uma vez identificado o “inimigo”, vale tudo.

É assombroso pensar que em um continente tão profundamente marcado pelo nefasto legado das Forças Armadas extrapolando seus poderes constitucionais, lançando-se em uma verdadeira guerra contra seu próprio povo, ainda tenhamos que ouvir declarações dessa natureza. Mas é ainda mais assombroso perceber que não se trata de um caso isolado, mas sim de processo mais amplo, onde a política é decidida nos tribunais, e a caserna está empoderada de tal forma que lugar de general de pijama agora é na antessala do STF.

Assim como não se tratava de Dilma, não se trata de Lula, de Kirchner ou da Venezuela. Quando a tutela das instituições republicanas passa do povo para os tribunais, para a caserna, ou mesmo para os tantos Almagros espalhados por aí, o que está em jogo é a nossa própria existência.

.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista