15/11/2009
Patria Latina - 15/11/2009
Caracas, (Prensa Latina)
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, insistiu nesta semana no chamado à defesa do país diante da ameaça de guerra que representa a instalação de sete bases estadunidenses na Colômbia.
Numa concentração gigantesca em Caracas, Chávez assegurou nesta sexta que o governo reestrutura as Forças Armadas para garantir a defesa, em que concorda com sua mensagem o povo, no último domingo, de defender a soberania desta nação.
"Nós não vamos agredir ninguém. Nós apenas estamos nos preparando para nos defender, mais nada", assegurou o governante ao intervir na referida manifestação contra os referidos enclaves bélicos.
No passado 8 de novembro indicou que pese às ameaças dos senhores imperialistas e a seus lacaios neste continente, como o governo colombiano, a Venezuela seguirá transitando à Revolução socialista.
O que ocorreu agora entre Colômbia e Estados Unidos é a entrega de um país, o governo colombiano converteu essa nação irmã em uma colônia ianque, afirmou então.
Chávez sublinhou na última terça-feira que a Venezuela está empenhada em buscar a paz e a independência na região, o que considerou que se choca com a decisão colombiana de abrir suas bases militares aos Estados Unidos.
Acusam-me de belicista por chamar os soldados e o povo a estar prontos para defender a pátria, quando na realidade somos vítimas de agressões, apontou o chefe de Estado no Palácio de Miraflores, ao assinar nove convênios com a governadora do estado brasileiro do Pará, Ana Julia Carepa.
O dignatário denunciou ontem que com suas bases na Colômbia, o governo estadunidense pretende atuar com licença para matar quando e onde quiser.
Ao falar nesta sexta na inauguração da V Feira Internacional do Livro da Venezuela, considerou importante que os povos se manifestem contra a ofensiva estadunidense com apoio das oligarquias nacionais.
O líder venezuelano fez estas declarações no contexto em que Bogotá e Washington assinaram em 30 de outubro passado o acordo que permite aos Estados Unidos a instalação das bases militares em solo neogranadino.
De acordo com o documento subscrito, autoriza-se a presença no país vizinho de ao menos 800 militares estadunidenses e 600 civis contratados da administração da potência do norte que terão imunidade e não se submeterão às leis colombianas.
_________________________
PITACO DO Contraponto PIG
Não são necessários mais de 10 neurônios para entender que as 7 base militares não se destinam apenas a combater o narcotráfico.
A Colômbia é na realidade o braço armado dos EUA na América do Sul, assim como Israel o é no Oriente médio.
A cocaína é pretexto. O que está realmente interessando: petróleo, lítio, minérios, a Amazônia e o domínio da região.
_________________________
.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Veja aqui o que não aparece no PIG - Partido da Imprensa Golpista